RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78933

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SILVA CARVALHO. (José da) JOSÉ DA SILVA CARVALHO E O SEU TEMPO. [VOLUMES I-II]

Compilação annotada por António Vianna, Socio correspondente da Academia Real das Sciencias. Volume I [Volume II]. Documentos para a Historia Contemporanea. Imprensa Nacional. Lisboa. 1891, 1894.

2 Volumes de 27x20 cm. Com [vi], 510, [i]; [viii], vii, 512, [i] págs. Encadernações com lombada e cantos em pele, com nervos e ferros a ouro. Cortes das folhas carminados à cabeça. 

Ilustrado com um retrato fotográfico de José da Silva Carvalho no primeiro volume e de Silva Carvalho e de Agostinho José Freire no segundo. Apresenta dois fac-símiles desdobráveis, um em cada volume: manuscrito do Imperador D. Pedro IV com instruções da expedição militar ao Algarve, seguidas de um aditamento escrito por Silva Carvalho; autografo em que o Imperador D. Pedro autorizou a supressão dos conventos de religiosos e outras reformas radicais.O segundo volume tem ainda um quadro sinóptico desdobrável onde se publica a constituição dos ministérios de Dom Pedro e de D. Maria II desde 15 de Outubro de 1833 até 10 de Setembro de 1836.

Exemplar com falhas de pele à cabeça das lombadas e picos de traça nestas e junto ao festo das primeiras folhas. Tem dedicatória do autor a César Augusto de Campos Rodrigues na folha de anterrosto do primeiro volume. Conserva as capas de brochura no primeiro volume, e a capa posterior no segundo.

Os dois volumes transcrevem um total de 510 documentos políticos, escritos entre 1810 e 1856 por José da Silva Carvalho (1782-1856), estadista, fundador do Ministério da Justiça e, em algumas ocasiões, Ministro da Fazenda. Notabilizou-se como defensor da causa das populações durante as Invasões Francesas e como organizador da revolução de 1820. Aquando a formação de um novo ministério, com a chegada de D. João VI a portugal, foi escolhido para a pasta dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, a qual conservou até á queda da Constituição em Maio de 1823. Foi ainda vice-presidente da Câmara dos Pares, membro da Academia Real das Ciências, e Grão-mestre da Maçonaria.

Esta obra precede qualquer biografia deste jurisconsulto devido à dificuldade em biografar uma personagem que teve uma actuação política ao longo de mais de meio século e decorrendo ao longo de seis períodos completamente diferentes, tal como adverte o editor.

Foi publicado ainda um Suplemento com 210 páginas, em falta neste exemplar.

Inocêncio V, 123.


Temáticas

Referência: 2110JS136
Local: I-199-C-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters