RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FIALHO DE ALMEIDA. (José Valentim) e outros. ÁLBUM DE COSTUMES PORTUGUESES. [2.ª EDIÇÃO]

Cinquenta cromos. Cópias de aguarelas originais de Alfredo Roque Gameiro, Columbano Bordalo Pinheiro, Condeixa, Malhoa, Manuel de Macedo, Rafael Bordalo Pinheiro e outros. Com artigos descritivos de Fialho de Almeida, Júlio César Machado, Manuel Pinheiro Chagas, Ramalho Ortigão e Xavier da Cunha. Perspectivas e Realidades. Lisboa. 1987.

De 31,5x22 cm. Com [vi], 50, [i] folhas não numeradas. Encadernação do editor com gravações a preto na pasta anterior e sobrecapa de proteção. Inclui fita marcadora em tecido vermelho.

Ilustrado com 50 cromolitografias que representam figuras populares portuguesas, desde o «Camponez da Serra de Minde» à «Camponeza do Ribatejo» e d’«O Remador das Galeotas» à «A Vareira (Porto)», entre outros. As litografias pertencem a Columbano, que assina duas aguarelas, outras duas a Ernesto Condeixa, enquanto Manuel de Macedo ilustra trinta e um dos cromos, e Rafael Bordalo Pinheiro, no tempo em que criava o Zé Povinho, assinava duas aguarelas, ficando Roque Gameiro com cinco figuras. As restantes oito não estão assinadas, embora algumas sejam certamente de Malhoa, como se refere no rosto.

Cada ilustração é emparelhada com um texto que lhe é alusivo, emoldurado por elaboradas tarjas tipográficas e com belas iniciais decoradas.

Impresso sobre papel couché de qualidade.

Esta é a reedição do álbum publicado em 1888 por David Corazzi, prefaciada por Vítor Wladimiro Ferreira e revista e actualizada ortograficamente por Higino Nunes.

Obra de elevado interesse artístico e etnográfico, que testemunha a faceta de editor de luxuosas edições que David Corazzi também foi. Contém a descrição de 50 figuras e personagens características de Portugal de oitocentos, predominantemente da região de Lisboa, através de belas litografias que retratam os seus trajos de grande riqueza cromática, paralela à riqueza dos textos interpretativos que as acompanham. Foi previamente distribuída, por David Corazzi, como "publicação quinzenal em fascículos", então comercializados por "200 réis".

Os textos encontram-se distribuídos pelo médico Fialho de Almeida, autor de nove; Júlio César Machado, que assina quinze comentários; pelo escritor e político Manuel Pinheiro Chagas, que explica nove das aguarelas; Ramalho Ortigão que escreve sete; e Xavier da Cunha os restantes dez.


Temáticas

Referência: 2109MA179
Local: I-238-E-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters