RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LEITÃO DE ANDRADA. (Miguel) MISCELLANEA.

Edição em fac-símile da 2ª edição, publicada pela Imprensa Nacional em 1867. Introdução de Manuel Marques Duarte. Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Lisboa. 1993.

De 25x16,5 cm. Com 77 págs (Introdução por Manuel Marques Duarte); e  xii, 455, [xiv] págs ( Edição em fac-símile de Miscellanea). Brochado com sobrecapa de protecção.

Ilustrado no texto com gravuras e pautas musicais e ainda em extratexto com gravuras desdobráveis.

Do prefácio da obra: «Em 1629, publicou-se um dos livros mais curiosos da literatura portuguesa, da autoria de Miguel Leitão de Andrada, cavaleiro da Ordem de Cristo, e editado por Matheus Pinheiro, a Miscellanea do sitio de Nossa Senhora da Luz do Pedrogão Grande (...) Mais de três séculos depois, em 1867, a Imprensa Nacional teve a meritória ideia de reeditar o livro, com o título simplificado de Miscellanea. A qualidade do texto, revisto por Innocencio Francisco da Silva, acusa melhoria considerável em relação à 1ª edição, cheia de imperfeições. Ambas as edições são hoje raridades bibliográficas, sendo muito reduzido o número de exemplares que se encontram nas bibliotecas portuguesas.

A Miscellanea teve, através dos tempos, os seus detractores que, entre outros defeitos, apontaram a exagerada crendice do autor e acusaram-no de só falar de si, da sua terra e da sua família. Embora a acusação tenha fundamento, parece-nos que reside nesse facto um dos interesses fundamentais do livro. Miguel Leitão, de resto, sentiu a originalidade da sua obra e, adiantando-se aos críticos, apontou vários autores que tinham feito o mesmo: entre outros, S.to Agostinho., S. Jerónimo e S.ta Teresa de Jesus. (...)».

No final, a obra apresenta: "Tradução em caracteres musicais modernos da canção publicada em fac-símile nas páginas 161 e 165", o "Índice" da edição em fac-símile e um "Índice Geral".

Referência: 2106JL060
Local: I-110-H-26


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters