RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SILVEIRA PINTO, (Albano Antero da) RESENHA DAS FAMILIAS TITULARES E GRANDES DE PORTUGAL. [VOLUME I]

Por Albano da Silveira Pinto, Guarda roupa da Camara de Sua Magestade El-Rei o Senhor D. Luiz I; Moço Fidalgo com exercicio na sua Real Casa, Cavalleiro das Ordens de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa, e da Muito Antiga e Nobre Ordem da Torre Espada, do Valor, Lealdade e Merito Commendador das Ordens de S. Gregorio Magno de Roma, e de Leopoldo da Belgica; Commendador de numero extraordinario de Carlos III de Hespanha, e da Ordem religiosa do Santo Sepulcro de Jerusalem; Cavalleiro da 1.ª Classe da Ordem dos Guelfos do Hanover, e Cavalleiro da Legião de Honra de França, etc. Dedicada a Sua Magestade Fidelíssima El-Rei o Senhor D. Luiz I. Desenhos de António Januário Corrêa, gravuras de D. José Severini. Tomo I. Empreza Editora de Francisco Arthur da Silva. Lisboa. 1883.

De 29x21 cm. Com xlvii, [i] 693, [iv] págs. Encadernação do editor em tela encerada com lombada em pele e elaborados ferros a ouro na mesma, e nas pastas: ilustradas com o brasão nacional na frente e com a marca do editor no verso. Apresenta folhas de guarda em papel lustroso e o corte das folhas dourado. Inclui uma fita marcadora de seda amarela rosa e verde em vias de se soltar. Ilustrado no texto com reproduções de brasões e vinhetas a preto e branco.

Exemplar com algum desgaste na lombada. Com ligeiros vincos, manchas e esfacelamentos nas pastas, nos cantos em particular. Preserva vestígio de etiqueta no verso da pasta posterior. Tem uma dedicatória manuscrita na folha de guarda anterior e encontra-se profusamente anotado e sublinhado, a tinta de diversas cores, ao longo do texto e nas folhas de guarda. Com picos de humidade esporádicos ao longo do miolo. Tem, em anexo, um conjunto de folhas soltas, também estas anotadas: um manuscrito, recortes de jornais e um excerto que contém as págs 25 a 28 de um artigo do «Archivo Nobiliarchico Portuguez», onde se apresenta a genealogia dos Martins e Oliveiras, Viscondes de Oliveira do Paço. 

Obra impressa sobre papel de excelente qualidade.

Este volume compreende os títulos desde «Abrançalha (Visconde)» até «Fronteira e Alorna (Marquez)».

Obra de grande valor informativo e rigor de informação, imprescindível para o estudo da História de Portugal, em geral, e da genealogia e heráldica em particular. Contém as genealogias aristocráticas à data da publicação, incluindo extensas notas biográficas dos reis de Portugal e dos membros da família real. A obra está organizada por ordem alfabética dos títulos, com pormenorizadas referências aos pais e avós, registos das criações dos títulos, descrição das origens das famílias e referências aos ascendentes que mais se distinguiram em cada geração anterior aos avós.

Albano Anthero da Silveira Pinto (Porto 1819 - 1885), moço fidalgo, condecorado com varias ordens nacionais e estrangeiras, foi chefe de Repartição da Secretaria do Ministério das Obras Publicas, servindo na dos Negócios Estrangeiros, perito em paleografia, e habilitado com um dos cursos da Academia Politécnica do Porto.

Ref.: Inocêncio VIII, 20-21.

Referência: 2103SB078
Local: I-182-G-12


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters