RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79464

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ALBUM DE FOTOGRAFIA DA CONSTRUÇÃO DA SEDE DO BNU EM MOÇAMBIQUE.

S.n. S.l. S.d [1963?]

De 34x27 cm. Com 40 fólios. Encadernação inteira de pele, com decorações a ouro nas pastas. Apresenta as folhas de guarda em seda e folhas presas por tira de coro decorado com ferros a ouro e presas com parafusos. Ilustrado com 92 fotografias de 9x14 cm e 5 de 18x24 cm, montadas em folhas de cartolina rígida, protegida por papel vegetal decorativo, todas a preto e branco. Contém fotografias de maquetes,

Album histórico de fotografias referente à construção do edifício do Banco Nacional Ultramarino em Lourenço Marques, actualmente Maputo capital de Moçambique. Este edifício moderno e imponente, de 5 andares com uma área de 11.530 m², situado na baixa da cidade, ocupa a quase totalidade do quarteirão entre a Avenida da República e a Rua Consiglieri Pedroso, hoje Av. 25 de Setembro.

A sua inauguração, inicialmente prevista para 16 de Maio de 1964, data da comemoração do centenário do BNU, só teve lugar em 25 de Julho de 1964, numa cerimónia presidida pelo presidente da República, Almirante Américo Tomás. 

O edifício foi projetado por José Gomes Bastos (1914-1991), entre 1954 e 1960 e é um modelo paradigmático do estilo do Movimento Moderno. Os elementos que informam a arquitetura do referido Movimento do período do pós-Segunda Guerra Mundial – implantação, volumetria, organização funcional, qualidade espacial, inovação construtiva e tecnológica, incorporação de obras de arte constituindo uma obra de arte total  – caraterizam a expressão exterior e a linguagem dos espaços interiores das agências do BNU em Moçambique, em especial da agência de Lourenço Marques conferindo-lhes a monumentalidade e representatividade necessárias ao papel desempenhado pela instituição bancária, no contexto da grande expansão económica do território e dos objectivos políticos do Estado Novo.

Actualmente chamado Banco de Moçambique, contou com a construção de um novo edifício precisamente inaugurado em 2018, e esteve ao cargo do Grupo Teixeira Duarte. 

O BNU foi criado em Lisboa, por carta de lei de 16 de Maio de 1864, por iniciativa do Ministro da Marinha e Ultramar, José da Silva Mendes Leal, sendo seu fundador Francisco de Oliveira Chamiço e tinha, entre outros o papel de servir de banco emissor para os territórios ultramarinos portugueses. O banco abriu agências na metrópole, em todos os territórios portugueses do ultramar e em muitas outras praças comerciais do mundo tendo constituído uma das maiores redes bancárias portuguesas. Em 1877 abriu uma sucursal na Ilha de Moçambique e uma agência em Lourenço Marques e entre os anos de 1950 e 1970 abriu trinta agências no território de Moçambique.    


Temáticas

Referência: 2103RS341
Local: M-5-F-14

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters