RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SERPA PINTO. (Alexandre Alberto) COMO EU ATRAVESSEI ÁFRICA. [EUROPA-AMÉRICA - 1982]

I - A Carabina d"El Rei. II - A Família Coillard. Colecção Livros de Bolso Europa-América. 216, 217. Publicações Europa-América. Mem-Martins. [D.L. 1982].

2 volumes de 18x11,5 cm. Com 310, [ii]; 293, [iii] págs. Brochados. Ilustrados no texto com mapas e desenhos do autor.

Exemplar com vestígios de etiquetas comerciais nas folhas de guarda. O segundo volume tem falta da primeira folha, com o início da lista da colecção.

Obra sobre a viagem que Serpa Pinto iniciou em 1877 com os oficiais da marinha portuguesa Capelo e Ivens com o objectivo de reconhecer o interior do continente africano. Por decreto de 11 de Maio de 1877, foram nomeados para dirigirem uma expedição científica que tinha como objectivo explorar os territórios compreendidos entre as províncias de Angola e Moçambique em especial as relações entre as bacias hidrográficas do Zaire, do Zambeze e do Cuango. Contudo, Serpa Pinto tentou levar a cabo uma travessia costa a costa e como os seus acompanhantes não o quiseram seguir, em estrita obediência às ordens recebidas, Serpa Pinto prosseguiu sozinho.

As observações científicas sobre a geografia das regiões por onde passou e registos de etnografia sobre os povos que encontrou no seu caminho foram muito importantes para o conhecimento do continente Africano e transmitiram a imagem de Portugal, como uma nação com capacidade para estar à altura das exigências de ocupação efectiva e científica dos territórios de África que queria administrar, conforme os princípios exigidos pelas outras potências europeias e que viriam a ser consagrados na Conferência de Berlim, realizada em 1884-1885.

Referência: 2103RS090
Local: I-85-B-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters