RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79487

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



EXERCICIO PARTICULAR, E BREVE PARA OS FILHOS, E DEVOTOS DA PURISSIMA VIRGEM MARIA

Mãy de Deos, e Senhora do Carmo, Mediante o qual, em respeito das sete vezes, que o discipulo do grande Patriarca, e Santo Profeta Elias orou no monte Carmelo, para ver a nuvem, que se levantou do mar com figura humana, poderão os seus amantes, e devotos orar na presença de sua sagrada imagem, ratificando em cada hum dos dias da semana os reverentes obsequios, que continuamente lhe desejaõ tributar. Offerecido Á Illustrissima, e Excelentíssima Senhora D. TERESA JOSEFA DE NORONHA, Condessa de Valladares, Especial propagadora dos obsequios da mesma soberana Mãy do Carmo. LISBOA Na Officina de MIGUEL RODRIGUES, Impressord o Emin. Senh Card Patriarca. M. DCC. LII, [1752]. Com todas as licenças necessarias.

In de 12,8x7,4 cm. Com [ii], 42 págs. Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro nas pastas formando esquadria. 

Ilustrado com duas belas gravuras em extratexto abertas a buril em chapa de metal. A primeira, que não está assinada, mostra Nossa Senhora do Carmo, rodeada de resplendores e nuvens com o Menino no seu braço esquerdo, com escapulário na mão direita e enquadrada por uma moldura constituída por volutas encimadas ao centro pelo escudo da Ordem do Carmo e tendo a seus pés uma cartela com o texto em latim pedindo aos fíéis para aceitarem a oferta do seu escapulário que os livrará do fogo do inferno.

A segunda gravura assinada por Debrie, datada de 1752 e colocada entre as páginas 32 e 33, representa Nossa Senhora da Porta de Santa Cruz de Coimbra a meio corpo virada para o seu lado direito sustentando o menino Jesus sobre uma peanha, as duas figuras com resplendores e dentro de uma moldura constituída por conchas. Por baixo um texto em português assegura quarenta dias de indulgência a quem traga consigo a imagem, invoque a Senhora e reze uma Ave Maria.    

Belíssima edição com o texto todo impresso em caracteres redondos, com excepção de partes da folha de rosto e o título de página 41, sobre papel de linho encorpado. 

Obra raríssima. Inocêncio não a regista e Ernesto Soares na sua pormenorizada descrição dos trabalhos de Debrie também não.   

Contém da página 3 a 31 uma oração para cada dia da semana de Domingo a Sábado, a página 32 em branco, da página 33 a 40 a Litania da Virgem Maria e uma oração, ambas em latim, e nas páginas 41 e 42 uma poesia em português para se cantar no Terço de Nossa Senhora do Carmo.  

Ref.: Ernesto Soares. Hstória da Gravura Artística em Portugal. Livraria São Carlos. Lisboa. 1971. Vol. I, 205-238.    


Temáticas

Referência: 2103PG025
Local: I-184-H-36


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters