RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



NEURDEIN. (Louis-Antonin) e Étienne Neurdein. LE PANORAMA, MERVEILLES DE FRANCE, BELGIQUE, SUISSE, ALGÉRIE ET TUNISIE.

Photographies Neuerdein Fréres Librairie d"Art Ludovice Baschet, Éditeur. Paris. S.D. [1895?]

Livro oblongo de 27,8x35 cm. Com [ii], [cd], [iv] págs. sem  numeração. Encadernação do editor em tela encarnada com estampagens a negro. 

Exemplar com a encadernação em mau estado, com a lombada solta da pasta anterior com desgastes de manusemanto, e quase solta, só segura pelas costuras, com danos na pasta posterior causados por humidade e com as últimas duas folhas danificadas. A humidade a que o livro foi exposto levou a que a cor da encadernação tivesse desbotado e manchado as margens de algumas folhas. 

Contém cerca de trezentas e oitenta fotografias a preto e branco com vistas de cidades, portos, monumentos, navios de guerra, navios de pesca, ruas e praças de várias cidades, paisagens e reproduções de pinturas, sendo algumas panorâmicas em página dupla.

Magnífico conjunto de fotografias muito nítidas e que são especialmente notáveis por serem obtidas a partir de ângulos pouco comuns o que revela grande originalidade do fotógrafo. Assim, mesmo as fotografias de monumentos muito conhecidos e fotografados milhares de vezes, apresentam uma visão surpreendente de grande frescura e novidade. 

Nelas é possível estudar a realidade da França, de países limítrofes e das suas colónias, tal como se apresentava na última década do século XIX, em especial os trajes, os costumes e os transportes rodoviários e marítimos.        

Louis-Antonin Neurdein (1846-1914) e Étienne Neurdein (1832-1918) Filhos do fotógrafo Jean César Neurdein abriram o seu estúdio em Paris no ano de 1863. Étienne Neurdein dirigia o estúdio e realizava principalmente retratos enquanto o seu irmão viajava muito para tirar fotografias de paisagens, monumentos e edifícos. Sobre diversas designações a companhia dedicou-se igualmente à edição de postais desde 1875 e por outro lado recebeu subsídios do governo francês para fotografar a Argélia numa campanha de propaganda, que destacava o desenvolvimento do território.   


Temáticas

Referência: 2103PG024
Local: M-13-C-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters