RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ANNAES DAS SCIENCIAS E LETTRAS [COMPLETO].

Publicados debaixo dos auspicios da Academia Real das Sciencias. [1.ª Classe] - Sciencias mathematicas, physicas, historico-naturaes, e medicas. [2.ª Classe] - Sciencias moraes, politicas e bellas lettras. Tomo I - Primeiro Anno. Tomo II - Segundo Anno. Na typographia da mesma academia. Lisboa. 1857 - 1859.

38 volumes de 24,5x17 cm. Com x, 758; 320; viii, 764; 576 págs. Brochados. Todos preservam as capas de brochura em diferentes cores: azul, amarelo, verde e rosa. Ilustrados no texto com tabelas.

Exemplar com danos ligeiros nas lombadas e capas de brochura de alguns volumes, sendo os mais significativos na capa anterior do número de Março de 1857 - 1.ª classe e na capa posterior do número de Novembro de 1858 - 2.ª classe. O número de Outubro de 1858 - 2.ª classe tem falta da capa posterior e da última folha numerada (págs. 511/512). Apresenta ainda vários danos nas páginas 497 a 510, tendo estas falhas e buracos que atingem o texto e condicionam a leitura. Os números de Julho, Agosto, Setembro e Novembro de 1858 - 2.ª classe, apresentam escassos picos de traça. Os números de Abril, Junho e Setembro de 1857, assim como os de Março e Maio de 1858, encontram-se por abrir.

Esta é uma publicação periódica de divulgação científica, patrocinada pela Academia Real das Sciencias de Lisboa, que se divide em duas classes, reportadas ao modo como a Academia está organizada: «Sciencias mathematicas, physicas, historico-naturaes, e medicas» e «Sciencias moraes, politicas e bellas lettras».

Foi publicada mensalmente a partir de Março de 1857. Da 1.ª classe foram publicados 17 números (Março 1857 - Julho de 1858), dos quais resultam o tomo I com 758 págs e o tomo II com 320 págs. Da 2.ª classe foram publicados 21 números (Março 1857-Novembro de 1858), dos quais resultam o tomo I com 764 págs e o tomo II com 576 págs. O presente exemplar reúne todos os números publicados. De realçar que nas capas dos numeros da 2.ª classe publicados a partir de Agosto de 1858, assim como o número de Julho de 1858 da 1.ª classe, consta a data de 1859, evidenciando os atrasos que ocorreram na publicação dos mesmos.

A primeira classe tinha como objetivo «propagar os conhecimentos scientificos» e «fazer com que chegue a todos a noticia das successivas invenções, que vão de dia para dia accrescentando os thesouros da sciencia». Além da história dos trabalhos da primeira classe da Academia, e do resumo das suas memórias, podem encontrar-se outros trabalhos cientificos, e uma revista cientifica estrangeira. A segunda tinha como «principal intuito aproximar os homens de intelligencia e de estudo, [...] impedindo a funesta dispersão de forças moraes e intellectuaes. [...] Procurará excitar a attenção sobre as publicações mais notaveis que apparecerem nos outros paizes, e a sua parte bibliográfica será, quanto possível, esmerada na escola, e justa nas apreciações».

«Podendo considerar-se o meio termo entre o Jornal e o livro, unindo talvez a rapidez da acção que caracterisa o primeira à solidez scientifica que deve distinguir o segundo», estas publicações procuravam estabelecer um ponto de contacto entre a comunidade científica e a população comum, sendo redigidas de forma a que «possam ser consultadas com proveito».

A coordenação do jornal era feita por uma comissão especial, composta de sócios e noemeada pela Academia. Entre os seus colaboradores destacam-se: Julio Maximo Pimentel, João de Andrade Corvo, Carlos Ribeiro, na primeira classe; Rebello da Silva, Lopes de Mendonça, Herculano, na segunda.

Ref.: Prefácios de L. A. Rebelo da Silva, A. P. Lopes de Mendonça e João de Andrade Corvo. Inocêncio I, 74 e VIII, 68.

Referência: 2102SB106
Local: SACO SB118-4


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters