RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78931

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FREIRE DE ANDRADE. (Jacinto) VIDA DE D. JOAÕ DE CASTRO IV. VISO-REI DA INDIA. [1736]

ESCRITA POR JACINTO FREYRE DE ANDRADA. Accrescentada nesta quinta Impressão com huma Carta original de S. FRANCISCO XAVIER, em que da' conta ao Padre Ignacio Martins da morte do mesmo Viso-Rey, e com a reposta de Joaõ Pinto Ribeiro à carta de Simaõ Torresaõ Coelho com que lhe mandou o Elogio de D. Joaõ de Castro. LISBOA OCCIDENTAL, Na Officina de Antonio Isidoro da Fonseca. Anno M. DCC. XXXVI. [1736]. Com todas as licenças necessarias.

In 4.º de 19x14,5 cm. Com [viii], 476 págs. Encadernação inteira de pele, com um rótulo vermelho e ferros a ouro na lombada. Corte das folhas mosqueado a vermelho. Ilustrado com cabeções, florões de remate e capitulares ornamentadas.

Exemplar com assinaturas de posse manuscritas nas folhas de guarda anterior e de rosto, encontrando-se esta última rasurada, e na página 334. A folha de rosto contém ainda dois carimbos oleográficos de posse e apresenta, à semelhança da última folha numerada, restauros amadores. 

Tem algumas manchas, nas folhas iniciais, predominantemente na folha de rosto e nas páginas 165-170. Com anotação de data a lápis na folha de guarda, na folha de rosto e anotações à margem em letra coeva, no texto, bem como pequenas manchas de tinta. Os cortes das folhas encontram-se aparados à cabeça, atingindo ligeiramente os textos preliminares.

Obra impressa sobre papel de linho avergoado. Contém ao final um Index Das Principaes Cousas Desta Historia, sob a forma de notas apresentadas por ordem alfabética e referências bibliográficas impressas nas margens do texto. 

Quinta edição deste trabalho de grande nível literário, uma das obras-primas em prosa da literatura portuguesa e, ao mesmo tempo, uma importante fonte histórica para o estudo da biografia deste grande cientista e excecional herói da expansão portuguesa no Oriente. A sua excelência histórica e artística é atestada pelas inúmeras edições e pelas traduções para inglês e latim.

Jacinto Freire de Andrade (Beja, 1597 - Lisboa, 1657) foi presbítero secular, bacharel em cânones pela Universidade de Coimbra e destacado poeta barroco.

Ref.: Inocêncio. III, 239. Barbosa Machado. II.


Temáticas

Referência: 2102SB083
Local: I-182-I-25


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters