RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CORREIA PAES. (Miguel Carlos) MELHORAMENTOS DE LISBOA E SEU PORTO. [Volume I]

Volume I. Typographia Universal de Thomaz Quintino Antunes, Impressor da Casa Real. Lisboa. 1882.

De 23,5x16 cm. Com [iv], 436 págs. Brochado.

Ilustrado em extratexto com uma «Carta Topographica da Cidade de Lisboa [desdobrável de grandes dimensões] reduzida da que foi levantada na escala de 1/1000 em 1856 a 1858, sob a direcção do general Filippe Folque, Director geral dos trabalhos geodesicos. Publicada em 1871». Esta foi adicionada à posteriori, não constando, em condições normais, deste volume.

Exemplar com a capa de brochura anterior danificada, com partes em falta e em vias de se soltar. Apresenta restauros amadores em ambas as pastas. Contém em anexo uma folha do Diário de Notícias de 16 de dezembro de 1886, que contém um artigo de título «Melhoramentos do Porto de Lisboa», no qual é ilustrado o mapa gráfico descritivo do projeto aprovado para servir de base ao concurso para a execução das respetivas obras.

Publicada em 2 volumes, reúne a colectânea do estudo geral, publicado pela primeira vez nos 125 folhetins do Diário de Notícias entre 22 de Fevereiro de 1880 e 31 de Dezembro de 1881, com os títulos «Local para o edifício do Correio» e «Melhoramentos de Lisboa e seu Porto». Contém ainda artigos inéditos subsequentes, onde se insere o complemento do mesmo estudo, profusamente ampliados e anotados pelo autor.

O autor descreve com clareza e de forma documentada a fisionomia urbana de Lisboa em finais do século XIX. Neste primeiro volume, propõe grandes campanhas de obras nos vales de Chelas, Lázaro Leitão, Santo António, Central, Intendente, Anjos, Arroios, Santa Marta, S. Sebastião da Pedreira, S. Bento, de Alcântara; debate sobre a utilidade e urgência de alguns caminhos-de-ferro e sugere a construção de novas linhas na área de circunvalação de Lisboa; alerta acerca da urgência da construção de rampas e escadas, passeios das ruas, do empedramento das praças e do alargamento da Carreirinha do Socorro, entre outros.

Informa-nos o autor na advertência que «Esta publicação não tem a mais leve pretenção a um tratado scientifico; é simplesmente a reunião de um grande numero de notas aproveitaveis ao pessoal technico, e pessoas desejosas de illustrar-se, e o estudo dos mais importantes melhoramentos a executar em Lisboa e seu porto.»

Referência: 2102SB069
Local: I-195-I-21


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters