RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78930

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



EXPOSIÇÃO PORTUGUESA EM SEVILHA. [COLECÇÃO COMPLETA]

Portugal. Imprensa Nacional de Lisboa. 1929.

36 opúsculos reunidos em 2 volumes de 26x19 cm. Com cerca de 1560 págs., com paginações variadas.

Encadernações inteiras de pele, executadas pela «Livraria Sá da Costa» com um rótulo, nervos e ferros a ouro e a seco na lombada. Contêm também ferros a seco nas pastas, com a Cruz da Ordem de Cristo na pasta anteerior e o logotipo da Exposição Portuguesa em Sevilha na pasta posterior. Apresentam folhas de guarda decorativas e cortes de folhas carminados à cabeça. Preserva a lombada e as capas de brochura dos volumes I e II.

Todos os opúsculos apresentam a Cruz da Ordem de Cristo a vermelho nas folhas de rosto e são profusamente ilustrados no texto com fotografias a preto e branco, gráficos, esquemas, mapas, etc.

Exemplar com errata de menores dimensões, na folha de anterrosto do opúsculo «As suas nascentes de água mineral» e com dedicatória do autor na folha de anterrosto de «A Acção Marítima dos Portugueses».

Em 1929, organizam-se em Espanha duas grandes Exposições Mundiais – A Exposição Ibero-Americana de Sevilha e a Exposição Internacional de Barcelona – concebidas como eventos autónomos e complementares, evocando os vínculos entre Espanha e as suas antigas colónias por um lado, e afirmando a aposta espanhola na industrialização por outro.

A primeira decorreu de 9 de Maio de 1929 a 21 de Junho de 1930 e era especialmente virada para o mundo das antigas colónias, e para os territórios que, nesta data, ainda eram colónias. Contou com a participação dos paises latino-americanos, dos Estados Unidos da América, Espanha e Portugal. O pavilhão português, projectado pelos irmãos Rebelo de Andrade, finda a exposição, passou a servir para as instalações do Consulado de Portugal em Sevilha até aos nossos dias.

Assim, editam-se vários opúsculos no sentido de divulgar a história e excelência das paisagens, monumentos, tradições, produtos e serviços nacionais, exaltando as potencialidades estratégicas do país em diversos sectores. Estes constituem, portanto, uma importante fonte para o estudo da situação de Portugal nos finais da terceira década do século XX e para o estudo da projecção internacional do país, em especial por intermédio das grandes exposições internacionais que se realizavam desde meados do século XIX.

Destes volumes constam os seguintes títulos:

Volume I:

Entre-Douro e Minho. Por Campos Monteiro. Com 43 págs.; Trás-os-Montes. Pelo P.ᵉ Francisco Manuel Alves. Com 28 págs.; A Beira. Por Luís Chaves. Com 42 págs.; A Estremadura. Por Vieira Guimarães. Com 43 págs.; O Alentejo. Por Manuel Ribeiro. Com 35 págs.; O Algarve. Por Mário Lyster Franco. Com 64 págs.; Açôres e Madeira. Por António Ferreira de Serpa. Com 45 págs.; As colónias. Por Ernesto de Vasconcellos. Com 45 págs.; Lisboa. Por Matos Sequeira. Com 51 págs.; Navegações dos Portugueses. Por Henrique Lopes de Mendonça. Com 33 págs.; A sua acção missionária. Por M. Alves da Cunha. Com 38 págs.; Os Lusíadas. Pelo Prof. José Maria Rodrigues. Com 37 págs.; O Arquivo Nacional da Tôrre do Tombo. Por António Baião. Com 36 págs.; A Arquitectura em Portugal. Por Reynaldo dos Santos. Com 41 págs.; A Casa Portuguesa. Pelo Arquitecto Raúl Lino. Com 68 págs.; Ourivesaria Portuguesa. Por João Couto. Com 42 págs.; A Escultura. Por João Barreira. Com 50 págs.; A Música em Portugal. Por Luís de Freitas Branco. Com 25 págs.

Volume II:

Aspectos Geográficos e Climáticos. Pelo Prof. Silva Telles. Com 95 págs.; Geologia e Antropologia em Portugal. Por A. A. Mendes Correia. Com 28 págs.; As suas nascentes de água mineral. Pelo Prof. D. António Pereira Forjaz. Com 33 págs.; A Química e a Física em Portugal. Por José Pereira Salgado. Com 34 págs.; A Botânica e a Zoologia. Por Américo Pires de Lima. Com 29 págs.; A Astronomia, a Náutica e as Sciências afins. Por José Pedro da Cunha. Com 59 págs.; A Acção Marítima dos Portugueses. Pelo Prof. F. M. da Costa Lobo. Com 61 págs.; Bosquejo histórico das matemáticas em Portugal. Pelo Prof. Pedro José da Cunha. Com 69 págs; Nota ao Bosquejo histórico das matemáticas em Portugal. Do mesmo autor. Com 6 págs.; História da medicina portuguesa. Por Silva Carvalho. Com 56 págs.; A Agricultura. Pelo Prof. Joaquim Rasteiro. Com 54 págs.; A sua riqueza silvícola. Por António Mendes de Almeida. Com 25 págs.; Gados. Pelo Prof. J. V. Paula Nogueira. Com 79 págs.; A Pesca. Por Vicente Almeida D’Eça. Com 24 págs.; Comunicações. Por José Fernando de Sousa. Com 35 págs.; A Indústria. Pelo Engenheiro João Perpétuo da Cruz. Com 58 págs.; O Comércio Exterior. Pelo Prof. Moses Bensabat Amzalak. Com 37 págs.; Portos Marítimos e Navegação Exterior. Pelo Eng.ʳᵒ Francisco Ramos Coelho. Com 54 págs.


Temáticas

Referência: 2102SB025
Local: I-93-G-33

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters