RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FELIBIEN. (André) DES PRINCIPES DE L'ARCHITECTURE, DE LA SCULPTURE, DE LA PEINTURE, ET DES OUTRES ARTS QUI EN DEPENDENT.

AVEC VN DICTIONNAIRE des Termes propres á chacun de des Arts. A PARIS Chez Jean-Baptiste Coignard, ruë S. Jacques, à la Bible d´or. M. DC. LXXVI. [1676]. Avec Privilege de Sa Majesté.

In 4º de 24,7x19,2 cm, Com xxiv, 795, [i em br.] págs. Encadernação em pergaminho flexível, com rótulo vermelho e ferros a ouro, na lombada.

Profusamente ilustrado no texto com sessenta e cinco gravuras de página inteira, reproduzindo com grande exactidão ordens arquitectónicas, plantas de edifícios e de fortalezas militares, cortes de telhados, elementos decorativos, e os instrumentos usados nas diversas artes

Impressão muito nítida em caracteres redondos, com alguns caracteres itálicos na dedicatória, nos títulos dos capítulos e nas designações dos instrumentos no texto e nas gravuras. Está ornamentada com um florão na folha de rosto, cabeções alegóricos com temas relativos às artes e iniciais decoradas.

Exemplar enriquecido com anotações marginais em muitas das páginas, em francês, em letra coeva, que por vezes enchem todas as margens, o pé das páginas e as partes em branco a seguir aos fim dos capítulos, assim como em algumas gravuras acrescentando mais informações às legendas.

Com estragos na folha de rosto causados por uma assinatura rasurada, restaurados com papel de textura diferente. Com perda de papel nas margens das páginas 13 e 14 sem afectar o texto e pequeno rasgo nas páginas 373 e 374.

As páginas preliminares contêm dedicatória a Jules Armand Colbert, prefácio, índice dos capítulos e privilégio do rei. As páginas 457 a 780 contêm o dicionário e as páginas 781 a 795 incluem uma advertência, adicções e correcções.

1ª Edição de grande beleza tipográfica e estética de uma obra muito importante para o estudo do gosto clássico característico do reinado de Luís XIV e que exerceu grande influência na formação da teoria da arte e na codificação dos valores estéticos da arte clássica caracterizada por uma hierarquia de géneros.

Está dividida em três partes dedicadas à arquitectura, com 22 capítulos, à escultura 10 capítulos e à pintura, com 15 capítulos. Neles são descritos os materiais, os instrumentos e as técnicas usadas nessas artes assim como de muitas outras tais como: douradores, vidreiros, arte da gravura sobre diversos materiais, das miniaturas, dos mosaicos, ou a marqueteria.

André Félibien (Chartres, 1619 - Paris, 1695) Senhor des Avaux et de Javercy foi um historiador, cronista, tradutor e teórico da arte francês. Foi secretário do Embaixador Francês em Roma, onde se tornou amigo do pintor Poussin de quem escreveu a biografia, foi membro da Academie des Inscriptions et Belles Lettres (1663), historiógrafo do rei, nomeado por Colbert, em 1666, com a função de descrever as festas da corte, que eram um dos principais meios de propaganda real através da cultura. Depois tornou-se secretário da Academie Royale d´Architecture (1671), curador do Gabinete de Antiguidades do Palácio Brion (1673) e exerceu cargos administrativos.

É autor, entre muitas outras, das seguintes obras: L´Origine de la peinture, 1660; Entretiens sur les vies et sur les ouvrages des plus excellents peintres anciens et modernes, 8 volumes, Paris 1666; Description sommaire de Versailles, 1674; Principes de l´architecture, de la sculpture, de la peinture, &c. Paris, 1676-1690. Traduziu a Vida de Pio V, da autoria do Cardeal Francesco Barberini e o Castelo Interior de Santa Teresa de Ávila.

FRBNF30425296


Temáticas

Referência: 2102PG009
Local: M-9-E-62


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters