RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



OLIVEIRA E AZEVEDO. (Egydio Pereira de) LIÇÕES DE ISAGOGE E HERMENEUTICA SAGRADA. I, II, III.

[Por]... Conego Capitular da Sé Cathedral de Coimbra, Bacharel Formado em Theologia, Professor de sciencias ecclesiasticas no Seminario da mesma cidade. Volume I Typografhia das Instituições Christãs. Volume II Typografhia do Seminario. Volume III Imprensa da Universidade. Coimbra. 1892, 1894, 1896.

3 Volumes de 26x17 cm. Com xx, 493, [ii]; xxxii, 519, [ii]; xxiv, 459, [ii] págs. Brochado.

Exemplar com folhas por abrir danos nas capas de brochura e nas lombadas. Precisa de ser encadernado. 

Obra escrita para divulgar o conhecimento da Bíblia segundo as determinações do Papan Leão XIII, conforme expressas na Encíclica Etsi nos, de 15 de Fevereiro de 1882, dirigida aos Bispos de Itália e na Encíclica Providentissimus Deus, de 18 de Novembro de 1893 do mesmo papa que é traduzida nas páginas preliminares do 2º volume. 

Insere no movimento de reacção ao espírito materialista do século XIX e da sua doutrina dominante - o Liberalismo, que foi empreendido pela Igreja Católica nos fins do século XIX e inícios do XX. 

Na década de 80 do século XIX, a restauração do tomismo emPortugal teve como centro a diocese de Coimbra, então governada porD.Manuel Correia de Bastos Pina (1830-1913),que assumiu, entre os bispos portugueses, as primeiras iniciativas tendentes a tal objectivo. Referimo-nos à criação de uma cadeira específica no Seminário da diocese (FilosofiaTomista),a uma instituição que desenvolvia actividades regulares (Academia de S. Tomás de Aquino), a um periódico (Instituições Christãs), a uma infra-estrutura apropriada (um salão no Seminário) e auma tipografia destinada à impressão de obras e discursos produzidos pelos intervenientes neste amplo movimento (TypographiadasInstituições Christãs, aque sucederia a Typographia do Seminario).Toda estadinâmica corresponde a uma determinada estratégia eclesial gizada e aplicada por Bastos Pina, principal factor para a sua compreensão.  

Egydio Pereira de Oliveira e Azevedo (Mealhada - ) Estudou na Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra de 1872 a 1876. Pároco da Igreja de S. Martinho do Vale, no concelho de Vila Nova de Famalicão, nomeado a 15 de Setembro de 1881. É autor de diversas obras entre elas: Estudo Sobre as Missões no Ultramar, 1882 

Referência: 2102MA020
Local: I-51-B-45


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters