RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TEIXEIRA. (Luís) e outros. QUINZE ANOS DE OBRAS PÚBLICAS. 1932-1947. [2 Vols.]

I Volume. Livro de Ouro. II Volume. Exposição de Obras Públicas, II Congresso Nacional de Engenharia, I Congresso Nacional de Arquitectura. Comissão Executiva da Exposição de Obras Públicas. Imprensa Nacional de Lisboa. [1948], MCMXLIX. [1949]

2 Volumes de 32x24 cm. 185, [i]; 321, [i] págs. Encadernações do editor com as lombadas em tela encerada e as pastas ilustradas.

Profusamente ilustrado em extratexto com retratos, desenhados por Manuel Lapa, de Salazar, Carmona, Duarte Pacheco, José Frederico Ulrich e outros dignatários do Ministério das Obras Públicas e do Ministério das Comunicações e com desenhos a cores do mesmo artista nas folhas que servem de separadores de cada uma das partes da obra.

Está ilustrado, igualmente em extratexto, com fotografias das obras construídas durante este período da autoria dos fotógrafos Alvão, M. Carneiro, Estúdio Eldorado, J. Mesquita, António Passaporte, Jaime Santos e A. Santos d"Almeida Júnior.

Edição de luxo, impressa sobre papel avergoado muito encorpado fabricado expressamente na Fábrica do Papel de Porto Cavaleiros, capa de extratextos da Litografia de Portugal, impressa nas Oficinas da Gráficas de Ramos, Afonso & Moita, Lda., com gravuras da Neogravura sob a direcção Gráfica de Marques Costa (1º volume) e Luís Reis Santos (2º volume).

Exemplar com leves desgastes nalguns cantos das encadernações e com os cortes das folhas do 2º volume aparados só à cabeça.  

O 1º volume contém textos do Ministro das Obras Públicas, José Frederico Ulrich; Eduardo Rodrigues de Carvalho, Presidente da Comissão Executiva da Exposição de Obras Públicas; José Belard da Fonseca, Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Engenheiros; Cottinelli Telmo, Presidente da Direcção do Sindicato Nacional dos Arquitectos; Diogo de Macedo, Director do Museu Nacional de Arte Contemporânea e de muitos outros artistas engenheiros e técnicos ligados á realização do programa de obras públicas.

O 2º volume é redigido por Luís Teixeira e contém uma pormenorizada descrição da Exposição de Obras Públicas, do II Congresso Nacional de Engenharia, e do I Congresso Nacional de Arquitectura, que foram inaugurados conjuntamente no dia 28 de Maio de 1948 numa cerimónia solene, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, com a presença de todos os governantes, deputados, procuradores, militares e muitas outras individualidades da elite do Estado Novo.     

Magnífica obra comemorativa do extenso e variado programa de obras públicas executado nos primeiros quinze anos de vigência do Estado Novo e que foi o primeiro grande programa desta natureza realizado em Portugal. 

Pela sua  beleza e aparato de realização tipográfica e estética a obra serve os propósitos de divulgação e propaganda das realizações do Estado Novo dirigido por Oliveira Salazar e reforça a imagem do regime num momento delicado da política internacional, no período posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando as forças da oposição em Portugal e alguns países estrangeiros contestaram fortemente a situação política em Portugal.    

Referência: 2101PG004
Local: SACO PG53


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters