RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78940

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SITUAÇÃO, (A) DIÁRIO REPUBLICANO DA TARDE. ANO X, 2ª SÉRIE, Nº 1 A Nº 108.

Director Jorge Botelho Moniz. Administrador Joaquim Durão, 7 de Março de 1927 a 29 de Junho de 1927. Editor João Rocha. Lisboa. 1927. 

De 41,5x30 cm. Com 864 págs. Encadernação com a lombada e os cantos em pele. Ilustrado no texto a preto e branco com fotografias e anúncios comerciais.  

Colecção dos primeiros 108 números, cada número da 2ª série deste jornal diário vespertino (era publicado todos os dias à tarde), que estava ligado ao partido de cariz conservador da 1ª República , ULR - União Liberal Republicana, fundado por Cunha Leal. 

A presente colecção contém todos os números (108) da 2ª Série, do período em que o jornal se publicou como vespertino. A partir do número 109 passou a ser um diário matutino que se continuou a publicar até ao número 263 de 26 de Dezembro de 1930.   

Cada número, com oito páginas, apresenta o texto impresso a três colunas com uma coluna central mais larga numas páginas e a quatro colunas nas outras páginas. O primeiro número apresenta um editorial da autoria de Botelho Moniz - Ao que Vimos. Todos os números no cabeçalho da última página ostentam o mote: Pela Pátria - Pela República - Pela Autoridade.   

Muito raro e importante para o estudo do período de afirmação das forças conservadoras durante a Ditadura Militar, que levou ao Estado Novo.  

Jornal com muitas notícias sobre actualidades nacionais e estrangeiras e política, inclui também notícias sobre o mundo do teatro, tauromaquia, desporto, assim como críticas e textos literários. Representava os defensores de tendências conservadoras da 1ª República que durante a Ditadura Militar (1926-1933) ajudaram à ascensão de Oliveira Salazar e, em muitos casos, nomeadamente o de Botelho Moniz, ao contrário de Cunha Leal, se tornaram os principais apoiantes do Estado Novo de Salazar.  

Jorge Botelho Moniz (Lisboa 1898 - 1961) foi oficial do exército, onde atingiu o posto de Major, jornalista, radialista,  político, foi também proprietário agrícola, empresário e gestor de empresas e figura destacada do Estado Novo.

Esteve ligado ao golpe militar de Sidónio Pais a 17 de Dezembro de 1917. Em 1918, foi deputado por Aljustrel, pelo Partido Nacional Republicano. Como apoiante da ditadura sidonista, dirigiu o jornal do regime A Situação, que servia também de órgão do Partido Nacional Republicano. No período posterior à Primeira Guerra Mundial, foi um dos partidários do neo-sidonismo. De 1920 a 1924 foi Director Comercial da Federação dos Sindicatos Agrícolas do Centro de Portugal. Posteriormente acompanhou Cunha Leal na fundação da União Liberal Republicana (ULR). Durante a época da ditadura militar, retomou a direção do jornal A Situação, agora ligado à ULR.

Das numerosas actividades a que se dedicou foi especialmente importante como radialista, sendo o fundador da primeira estação de Rádio em Portugal, em 1928, a CT1DY, na Parede, que com o sucessivo aumento do seu alcance passou a ser, em 1930, o Rádio Clube Português.   

Em 1931 foi comandante das forças que reprimiram a revolta que eclodiu na Madeira, passando também a apoiar o regime de Oliveira Salazar. Durante a Guerra Civil espanhola (1936-39), apoiou o exército franquista (nacionalistas) através do corpo militar de voluntários portugueses denominados os Viriatos e, em especial, instalando um eficiente serviço de informação e propaganda com grande influência em Portugal e Espanha, difundindo a sua mensagem através do Rádio Clube Português, do qual foi fundador. Participou na criação da Legião Portuguesa, em 1936. Durante o Estado Novo foi deputado da Assembleia Nacional e procurador à Câmara Corporativa (entre 1957 e 1961). 


Temáticas

Referência: 2101PG003
Local: M-4-A-32


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters