RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



KWY PARIS 1958-1968.

Assírio & Alvim. Centro Cultural de Belém. Lisboa. 2001.

De 28,5x24 cm. Com 511 págs. Brochado. Profusamente ilustrado no texto.

Exemplar com defeitos da coifa superior.

'Passados mais de quarenta anos, a História procura ainda fixar aquela espécie de indeterminação cultivada por um grupo que perseguiu um sonho vindo de longe sem nunca ousar traçar uma imagem dessa aventura. Na versão da lenda em que tal fenómeno quase se transformou, KWY - três letras que não têm lugar no alfabeto português - designa um encontro providencial que em Paris reparou, sozinho, as múltiplas misérias do isolamento nacional. [...]

As três letras que a nomeiam, por sinal com grandes potecialidades gráficas, deram nome a uma Revista (1958-1963), referenciam a existência de um Grupo (Lourdes Castro, René bertholo, Costa Pinheiro, Escada, João Vieira, Gonçalo Duarte, Jan Voss e Christo) e deram corpo a Edições (1958-1967).

[...] O Grupo apresentou-se inteiro em quatro exposições (Saarbrüken e Lisboa em 1960, Paris em 1961 e Bolonha em 1962). '

 No universo da arte portuguesa este grupo assinala o início de um novo modelo de associação, 'em que os artistas deixavam de se agrupar por tendências – como acontecera ainda nas décadas anteriores com os neorrealistas ou surrealistas, entre outros –, para, quando muito, se associarem em grupos de intervenção […] que lhes permitiam atuar mais eficazmente nos contextos, mas sem que as respetivas obras assumissem um sentido escolar ou estético comum'.

Ref.: Almeida, Bernardo Pinto de – Anos 60: Os anos sessenta ou o princípio do fim do processo da modernidade. In: A.A.V.V. (coordenação Fernando Pernes) – Panorama Arte Portuguesa no Século XX. Porto: Fundação de Serralves; Campo de Letras, 1999, pág. 217.

 

Referência: 2012RS321
Local: I-49-G-24


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters