RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SAN PAYO. (Manuel Alves de) FOTOGRAFIA OFICIAL DO ALMIRANTE AMÉRICO TOMÁS.

Fotografia a preto e branco de 61x50 cm. colada sobre cartão.

Representa Américo Tomás com o posto de Contra-almirante, posto a que tinha sido promovido em 1951, com a Banda das três Ordens e a respectiva placa, condecoração privativa dos Presidentes da República no exercício do cargo e o bicórnio da farda debaixo do braço direito.    

Apresenta alguns danos causados por lepismatídeo à cabeça e nas margens e tem vestígios, no verso, de ter estado emoldurada durante o Estado Novo.  

Américo Deus Rodrigues Thomás (Lisboa 1894 - Cascais 1987) oficial da marinha e político, que foi ministro e Presidente da República durante o Estado Novo. Desenvolveu uma carreira na Armada onde depois de outras funções prestou serviço no navio hidrográfico 5 de Outubro, durante dezasseis anos, desempenhando ao mesmo tempo as funções de chefe da Missão Hidrográfica da Costa Portuguesa e vogal da Comissão Técnica de Hidrografia, Navegação e Meteorologia Náutica e do Conselho de Estudos de Oceanografia e Pesca e perito do Conselho Permanente Internacional para a Exploração do Mar. Em 1936 iniciou a sua carreira política ao ser nomeado chefe de gabinete do Ministro da Marinha, sendo depois presidente da Junta Nacional da Marinha Mercante de 1940 a 1944 e Ministro da Marinha de 1944 a 1958, onde desenvolveu uma notável obra de expansão e modernização da marinha mercante portuguesa. Em 1958 tornou-se o 13º Presidente da República, funções que desempenhou até ao 25 de Abril de 1974, sendo reeleito por um colégio eleitoral restrito em 1965 e 1972.   

Manuel Alves de San Payo (S. Paio, Melgaço 1890 - Lisboa 1974) fotógrafo, cineasta, conferencista e publicista. Estudou no Seminário de Santo António e S. Luís de Gonzaga em Braga de 1902 a 1909 e depois emigrou para o Brasil, onde estudou, adquiriu esperiência numa oficina fotográfica, realizou filmes e exposições das suas fotografias.

Em Lisboa, desde 1920, realizou exposições e tornou-se um dos mais importantes fotógrafos de arte da época tendo como clientes membros da alta sociedade, políticos, militares, eclesiásticos, artistas e intelectuais, entre eles Almada Negreiros, Aquilino Ribeiro, Alves Redol, Humberto Delgado, António Sérgio, Ferreira de Castro, Mário Soares 

Tendo em conta a experiência obtida pelo autor no Brasil, foi convidado pela publicação O Mundo Português e pelo SPN - Secretariado da  Propaganda Nacional, em 1934, para filmar o Iº Cruzeiro de Férias às Colónias Ocidentais. San Paio realizou muitas fotografias de António de Oliveira Salazar e de outros membros da élite dos Estado Novo, entre eles os Presidentes da República. Em 11 de Dezembro de 1948 foi condecorado com o grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago, pelo Presidente da República Marechal Carmona.    

Entre as décadas de 1920 e 1950, Manuel Alves de San Payo, foi um dos líderes em Portugal, da evolução do retrato fotográfico como meio de construção da imagem pública e divulgação pessoal de todos os que dela dependiam para o seu reconhecimento profissional.

Por outro lado San Payo realizou um intenso trabalho de divulgação e de estudos de fotografia pronunciando conferências, escrevendo numerosos artigos para publicações periódicas, presidindo a júris de concursos de fotografia e exposições. 

Em 1990 o seu espólio foi generosamente oferecido pelos seus filhos ao Arquivo Nacional de Fotografia o que permitiu o seu estudo e divulgação numa importante exposição realizada em 1995.    

Valter Alves - Manuel Alves de San Payo, o fotógrafo melgacense de Salazar. Minho Digital. 6 de janeiro de 2017.    

San Payo – Retratos Fotográficos. Edição do Instituto Português de Museus – Museu do Chiado. Lisboa. 1995.

Referência: 2012PG035
Local: pcs


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters