RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RODRIGUES. (Afonso) EXERCICIO DE PERFEIÇAÕ, E VIRTUDES CHRISTANS,

Obra Utilissima, e Muito Proveitosa para todo o estado de pessoas, que aspiraõ à perfeiçaõ, Composta Pelo Veneravel Padre AFFONSO RODRIGUES, Da Companhia de Jesus, natural de Valhadolid. Dividida em Trez Partes, e com Indices muy copiosos, e necessarios. Traduzida de Castelhano em Portuguez Pelo Padre Fr. PEDRO DE SANTA CLARA, Filho da Santa Provincia dos Algarves da Regular Observancia de nosso Padre S. Francisco, Prégador Apostolico, e Examinador das Trez Ordens Militares. Offerecida, e Consagrada a MARIA SANTISSIMA Com o Soberano Titulo DA CONCEIÇAÕ, Sita na sua Igreja da Rua Nova dos Ferros. LISBOA. Na Officina de Miguel Manescal da Costa, Impressor do Santo Officio. Anno M. DCC. XLV. [1745]. Com todas as licenças necessarias, e Privilegio Real. Á custa da viuva de Joaõ Rodrigues de Carvalho, Mercador de livros, moradora na rua Nova. 

In fol. de 31x22,3 cm. Com [xii], 258, 253, 264 págs. Encadernação da época inteira de pele, com nervos e ferros a ouro.   

Impressão muito nítida com o texto a duas colunas. Folha de rosto com pequeno florão com o Trigrama Sagrado, belo cabeção alegórico da santidade e realeza de Nossa Senhora, nas folhas preliminares, outro cabeção ornamental na página 1, que se repete na página 1 da Terceira Parte, que é a mais ornamentada pois todos os sete tratado que a constituem têm cabeções, iniciais decoradas e belos florões de remate alguns deles com o trigrama sagrado.  

Exemplar com assinatura de posse em letra coeva - Carmelitas Descalços de Corpus Christi de Lisboa, na folha de rosto. Com desgastes na encadernação em especial na lombada com perda de pele à cabeça e nos nervos, perda do rótulo e com perda de pele nos cantos. Com picos de traça no interior das pastas que atingem levemente as margens das primeiras e últimas folhas.   

Edição rara que não é referida por inocêncio, que só regista as de 1730 e 1743. Esta tradução portuguesa foi reeditada, com alterações, no Porto em 1887-1892 e em Lisboa no ano de 1927. 

Obra muito célebre e popular que desde a primeira edição em 1609 e 1916 foi reimpresa 44 vezes, foram editados 13 versões resumidas e foi traduzida para Alemão, Anamita, Arube, Arménio, Boémio, Chinês, Croata, Flamengo, Francês, Grego, Holandês, Húngaro, Inglês, Italiano, Latim, Polaco, Português, Russo, Tagálo, Tamul e Vasco.  

Este clássico da literatura espiritual, publicado pela primeira vez para os irmãos da Companhia de Jesus, estende-se a todos os que tratam de virtude e perfeição. Trata dos princípios de forma prática, com constantes referências a Santo Inácio de Loyola e também a outros grandes mestres espirituais. Ainda que seus ensinamentos sejam dirigidos à vida religiosa, o plano de santidade neles traçado pode ser aproveitado por todos. Na Primeira Parte o autor expõe os vários meios para se alcançar a perfeição. Na Segunda Parte, fala de algumas virtudes de todos os que desejam servir a Deus. Na Terceira Parte, dirige-se especialmente aos religiosos tratando das virtudes próprias desse estado.

Fr. Pedro de Santa Clara (Lisboa ? - ?) Franciscano da Provincia dos Algarves, recebeu o hábito em 27 de Fevereiro de 1717, no Convento de Santa Maria de Xabregas, em Lisboa. Prégador jubilado, Missionário Apostóico, Examinador das Três Ordens Militares e Confessor das Religiosas do Convento de Sacavém. Escreveu as seguintes obras: Cartilha para visitar as Estações da Via-Sacra, Lisboa, 1732; Alma solitária e peregrina no desterro deste mundo, Lisboa, 1734; Tributo de vários obséquios a N. S., Lisboa, 1737, Catecismo Cristão, Lisboa, 1744 e Medulla Evangelica doctrinalis, Ulysipone, 1746.  

Padre Afonso Rodrigues (Valhadolid 1538 - Sevilha 1616) Bacharel em Artes, estudou teologia em Salamanca, foi professor de moral e pregador em Monterrey e Valhadolid, mestre de noviços em Montilha e em Sevilha, por duas vezes. Escreveu esta obra enquanto esteve em Córdova, mais liberto das suas funções de ensino. 

Inocêncio VI, 399 e XVII, 229. 

Barbosa Machado III, 567-568.  


Temáticas

Referência: 2012PG018
Local: M-16-A-7


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters