RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LUCENA. (João de) HISTORIA DA VIDA DO PADRE S. FRANCISCO XAVIER,

E do Qve Fizeram na India Os mais Religiozos da Companhia de IESV, Composta Pelo Padre IOAM DE LVCENA da Mesma Companhia, Portuguez natural da Villa de Trancozo. Segunda, mas muy fiel ediçam. Feita Por POR BENTO JOZÉ DE SOVZA FARINHA, Professor Regio de Filozofia, e Soc. Da Acad. Real das Sciencias de Lisboa. TOMO I. [a TOMO IIII] LISBOA Na Officina de Antonio Gomes. MDCCLXXXVIII. [1788]. Com licença da Real Meza da Commissaõ Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros. Foi taixado em 360 réis em papel.  

4 Volumes in 8º de 14,5x10 cm. Com [iv], 423, [viii]; [ii], 458, [vi]; [ii], 386, [viii], [ii], 418, [viii] págs. Encadernações diferentes inteiras de pele com rótulos e ferros a ouro nas lombadas. As encadernações do 1º e do 4º volume são da época, apresentam nervos nas lombadas e os cortes das folhas carminados. As encadernações dos volumes 2º e 3º são do século XIX. 

Exemplar com leves desgastes nas encadernações, em especial nos cantos dos volumes 2º e 3º e à cabeça da lombada do volume 3º, com ex libris de Maria José Dick Bandeira Nobre, da Quinta do Vinagre em Colares no volume 1º e 4º, com assinatura de posse da mesma na folha de guarda do volume 4º e com assinaturas de posse nas folhas de rosto do volume 2º e na página 1 do volume 3º.  

Segunda edição rara, a primeira edição foi publicada em 1600, sendo logo traduzida para italiano, Roma 1613 e para castelhano, Sevilha, 1619 e 1699. 

Biografia de São Francisco Xavier muito importante para a história da expansão portuguesa na Ásia, para a história da Companhia de Jesus, para a história do esforço missionário dos Jesuítas e para o estudo do conhecimento que os portugueses tinham, e que foram os primeiros a  divulgar na Europa. da cultura e dos costumes dos Japoneses, Chineses e de outros povos da Ásia.

O autor não se limita a escrever uma biografia do grande Santo padroeiro das Missões, que é S. Francisco Xavier, mas ao contextualizar a vida do santo na época em que viveu, faz uma história das missões da Companhia de Jesus nos seus primeiros anos descrevendo por exemplo a acção dos Missionários enviados por S. Francisco Xavier à Pérsia,  descrevendo as cidades portuguesas no Oriente a acções dos Vice Reis da Índia. 

A obra faz igualmente parte das acções da Companhia para propiciar a canonização de S. Francisco e afirmar, por um lado, a prioridade e originalidade do projecto jesuíta na evangelização e, por outro, a superioridade tanto do seu conhecimento edomínio de culturas asiáticas quanto da qualidade do seu debate teológico.

João de Lucena é considerado um dos grandes escritores clássicos da língua portuguesa, pela eloquência do seu estilo e beleza da sua prosa e tem sido alvo de elogios de todos os críticos desde o seu tempo até aos nossos dias. 

S. Francisco Xavier (Xavier, Navarra, Espanha 1506 - Sanchoão, Chima 3 de Dezembro de 1552) foi um dos primeiros Jesuítas e um dos maiores missionários na Ásia desenvolvendo, a partir de Portugal e nos territórios dominados pelos portugueses, uma acção de divulgação do catolicismo um pouco por todo o oriente, na China e em especial no Japão. Foi Beatificado em 1619, Canonizado em 1622, declarado Padroeiro do Oriente em 1748 e Protector de todas as Obras Missionárias em 1927.       

João de Lucena (Trancoso 1549 - Lisboa 1600) professou na Companhia de Jesus, na cidade de Coimbra, em 14 de Março de 1565 e foi professor de filosofia na Universidade de Évora. De 1577 a 1581 estudou em teologia em Roma, neste último ano voltou para Lisboa e passou a residir na Casa Professa de S. Roque. Além da presente obra deixou um conjunto importante de sermões, que se conservam manuscritos.   

Jorge Gonçalves Guimarães. Entre a Hagiografia e a Crónica: A História da Vida do P. Francisco xavier por João de Lucena. Universidade do Porto. 2007.    

 

Inocêncio III, 399. 


Temáticas

Referência: 2012PG016
Local: M-6-F-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters