RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SAINT-CHER. (Hugo de), Francesco Maria Luca e Hubert Phalèse. SACRORUM BIBLIORUM VULGATAE EDITIONIS CONCORDANTIAE

HUGONIS CARDINALIS Ordinis Praedicatorum; Ad Recognitionem JUSSU SIXTI, PONT, MAX. BIBLIS ADHIBITAM RECENSITAE, ATQUE EMENDATAE: Primùm à Francisco Luca Theologo, & Decano Audomaropolitano, posteà variis locis expurgatae, ac locupletatae cura, & studio U. D. Huberti Phalesii, Ordinis Sancti Benedicti. EDITIO NOVISSIMA PRAE CETERIS CORRECTIOR, in qua summo labore, ac diligentia singuli numeri ad trutinam revocati, attentoque examine cum Sacris Bibliis nunc denuò collati fuere. VENETIIS, MDCCLIV. [1754] Apud Nicolaum Pezzana. Cum Privilegio Excellentissimi Senatus. 

In fol. de 30x22 cm. Com [xii], 1028 págs. Encadernação da época inteira de pele com nervos, ferros a ouro em casas fechadas, rótulo vermelho e rótulo verde. Cortes das folhas carminados. Com marcador de seda verda.  

Belissima impressão com pequenos caracteres redondos e alguns itálicos (dedicatória e abreviaturas dos livros bíblicos) sobre papel de linho muito alvo e sonante, com a folha de rosto a preto e vermelho adornada com uma gravura que representa S.Pedro e S. Paulo iluminados pelo Espíritio Santo. Com belo cabeção alegórico e iniciais decoradas nas folhas preliminares. Texto impresso a três colunas separadas por filetes simples. O privilégio por vinte anos foi concedido com a obrigação de a obra ser impressa sobre bom papel, com caracteres nítidos e boas margens.  

Exemplar com ex libris de Ernesto de Moura Coutinho, com o mote: Lex et Familiae; com assinatura de posse coeva na folha de guarda. Com leves desgastes superficiais na pela das pastas e à cabeça e no pé da lombada.   

As folhas preliminares contêm apresentação da obra por Francesco Maria Luca, preâmbulo de Hubert Phalèse em que explica pormenorizadamente os trabalhos de revisão que realizou sobre a edição Plantimiana de 1618, o método que seguiu e os autores que usou para aperefeiçoar a obra; e o Privilégio de Pedro Grimani, Doge de Veneza, em italiano. 

Obra destinada a facilitar e aprofundar o uso da Bíblia. Está organizada por ordem alfabética de palavras chave e com a citação de todos os passos da Bíblia onde elas ocorrem. Muito importante para o conhecimento da evolução do estudo da Bíblia e para a organização e numeração do texto bíblico em capítulos e versículos.      

Hugo de Saint-Cher (Sainta-Cher, 1190? - Orvieto, 19 de Março de 1263) Estou filosofia, teologia e direito na Universidade de Paris. Em 1225 entrou para a recentemente criada ordem de S. Domingos e exerceu diversas funções de governo entre elas a de Prior do Mosteiro Dominicano de Paris. Devido às qualidades demonstradas foi escolhido, em 1233, para ser legado papal numa missão a Constantinopla, foi criado Cardeal Presbítero do título de Santa Sabina, em 1244, foi Penitenciário Mor de 1256 a 1262 e Cardel Bispo de Ostia, em 1261, cargo a que renunciou pouco tempo depois devido ao seu estado de saúde. Desempenhou um importante papel no Concílio de Lion, Reviu a Regra da Ordem dos Carmelitas, contribuiu para a instituição da Festa do Corpo de Deus, e supervisionou as comissões que condenaram certas heresias do seu tempo. Ficou célebre como estudioso, exegeta e comentador da Bíblia, foi um percusor da actual divisão em versículos dos livros da Bíblia, elaborou o Correctio Biblie, que é uma colecção de variantes de textos da Bíblia a partir da comparação de manuscritos Hebraicos, várias versões latinas e comentários bíblicos; a Concordância;  Comentários aos Livros do Antigo Testamento, e ao Livro das Sentenças de Pedro Lombardo.     

Francesco Maria Luca (1549 - 1619) Teólogo e comentador da Bíblia é autor de In Sacrosancta Quatuor Iesu Christi Evangelia Commentariorum [Comentários aos Quatro Evengelhos de Jesus Cristo]  

Hubert Phalèse, OSB (Bruxelas 1585 - 1638) Frade da Ordem de São Bento, Teólogo, foi Subprior em Afflighem, Bélgica.  

Catalogo del Servizio Bibliotecario Nazionale. IT/ICCU/LO1E/002751

Referência: 2012PG014
Local: SACO PG59


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters