RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LAPIDE. (Cornelio a) COMMENTARIA IN PENTATEVCHVM MOSIS,

R.P. Cornelio Cornelii A Lapide, è Societate Iesv, Olim in Louaniensi post in Romano Collegio Sacrarum Literarum Professore. Vltima editio aucta & recognita. ANTVERPIAE, APVD IACOBVM MEVRSIVM, ANNO M. DC. LXXXI [1681] Cum Priuilegio Caesareo, & Regis Hispaniarum &.

In fol. de 35,3x24,7 cm. Com [viii], 1060, [lvi] págs. Encadernação da época inteira de pergaminho flexível.

Livro com um magnífico frontispício gravado. Belíssima obra da escola flamenga de estilo barroco. Moisés é representado sentado na parte superior ao centro, empunhando uma vara e com as tábuas da Lei, uma em cada mão, com inscrições em latim relativas às palavras dirigidas por Deus a Moisés e aos Dez Mandamentos. Por baixo de Moisés ao centro está o título da obra que assenta sobre um embasamento onde está representado Moisés transmitindo ao povo as suas últimas disposições conforme é referido no Deuteronómio e toda esta parte central está enquadrada por duas colunas com dois medalhões pendurados de cada lado com representações de cenas dos quatro primeiros livros do Pentateuco. O conjunto é encimado por dois Querubins que adoram a Deus representado pelo Tetragrama Divino em caracteres hebraicos e rodeado pelos símbolos dos quatro evangelistas.

Impressão muito nítida sobre papel de linho com as partes da Bíblia em texto corrido e com os comentários e os índices dispostos em duas colunas. Está ornamentado com uma inicial com Cristo na dedicatória, um cabeção com o trigrama sagrado ao centro na página 1, iniciais decoradas ao longo do texto, florão de remate, jarra com flores na página 914 e belos florões de remate alegóricos nas páginas 333 e 610.

Exemplar em que foram usados fragmentos de páginas de um livro de cantochão para reforçar a união dos cadernos no pé e à cabeça. Apresenta as margens das primeiras folhas, até à página 4, laceradas afectando o canto inferior direito do frontispício gravado e com as últimas folhas laceradas com perda de papel e algum texto nas duas últimas folhas do índice. Algumas pequenas manchas nas margens de diversas folhas.

As folhas preliminares contêm a dedicatória a Jesus Cristo, a licença de Mutio Viteleschi Geral da Companhia de Jesus, licença do Censor de Livros de Antuérpia, Privilégio da Companhia de Jesus para o Império Germânico e resumo do Privilégio do Rei de Espanha, Carlos II. As folhas finais sem numeração incluem pormenorizados índices.

A 1ª edição desta obra foi publicada em Antuérpia, em 1616. A presente edição é a 13ª e foram publicadas muitas mais até ao presente em toda a Europa.

Comentário ao conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio, designado por Pentateuco. Neles é narrada a criação do mundo por Deus e a figura dominante destes primeiros cinco livros é Moisés que liberta o povo de Israel do cativeiro no Egipto e conduz os israelitas para a terra prometida. Os comentários de Lapide obtiveram uma grande aceitação e divulgação sendo muito influentes no modo como foi compreendida a Bíblia e na reflexão teológica sobre as Sagradas Escrituras.

O autor definiu o seu objectivo como sendo uma tentativa de dar solidez, brevidade, método e o máximo de claridade ao sentido autêntico e literal dos textos bíblicos.

Cornélio a Lápide (Cornelis Cornelissen van den Steen, Bocholt, 1567 - Roma, 1637) teólogo entrou para a Companhia de Jesus em 15 de Julho de 1592 e foi ordenado sacerdote em 24 de Dezembro de 1595. Foi professor das Sagradas Escrituras na Universidade de Lovaina e no Colégio Romano em Roma desde 1616 até ao ano do seu falecimento. Escreveu comentários a toda a Bíblia que foram constantemente editados até aos nossos dias e que exerceram uma profunda influência no estudo da Bíblia e na divulgação da doutrina católica.

Ref.: Catalogo del Servizio Bibliotecario Nazionale. IT/ICCU/RLZE/028780

Referência: 2012PG011
Local: M-8-C-44


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters