RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
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STOOTER. (João) ARTE DE BRILHANTES VERNIZES, & DAS TINTURAS.

Fazelas, & o como obrar com ellas. E dos Ingredientes de que o dito se deve compor, huma larga explicaçaõ, da origem, & naturezas; proprio para os Mestres Torneiros, Pintores, & Escultores. Como taõ-bem huma offerta, de 18, ou 20, receitas curiozas, & necessarias para: Os Ourives de ouro, prata, & os relogoeiros & mais Artistas. Por JOAÕ STOOTER. Natural de Anveres, Provincia de Brabante perito no rachar, & lavrar Diamantes. EN ANVERES, Por la VIUVA de HENRICO VERDUSSEN, M. D. CC. XXIX. [1729] Annos. Com Licença.

In 8º de 17,8x11,7 cm. Com viii, 65, [v], 1-39, [i], 40-63 págs. Encadernação do século XX, em tela com rótulo vermelho e ferros a ouro.

Exemplar com quatro folhas de guarda anteriores e duas posteriores. Tem assinatura de posse datada de 1752 na frente da terceira folha de guarda e outra assinatura de posse, com data de 1941, na folha de rosto. Com apontamentos em letra do século XIX, no final da primeira parte e na segunda até página 27. A folha com as páginas 15/16 está ligeiramente saída por erro de encadernação.

Impressão em caracteres pequenos mas muito nítidos, sobre papel de linho encorpado, ornamentada com florão na folha de rosto, uma inicial decorada na página 1 e florões de remate na sexta folha preliminar, na página 65 e na pagina v.

As folhas preliminares contêm um soneto anónimo em louvor do autor, antes da folha de rosto, o que é um caso único, prefácio do autor, prólogo ao leitor e aprovação em espanhol, datada de Antuérpia, em 10 de Dezembro de 1728. As cinco folhas depois da primeira numeração contêm um índice, e a folha entre as páginas 39 e 40 da segunda numeração está em branco. De página 54 ao fim inclui o índice da segunda parte, erratas e mais acrescentos.

Na página 40 da segunda numeração o autor refere que suspendeu a publicação do livro por querer acrescentar mais informações recolhidas numa obra alemã e na página 56 refere que esteve no Porto em 1731 e 1732, por isso, apesar da data na folha de rosto, esta obra só deverá ter sido colocada à venda no ano de 1733 ou noutros posteriores.

1ª Edição raríssima e a mais completa, que não consta em nenhum dos mais importantes catálogos de livreiros e leilões, nem nos reportórios bibliográficos disponíveis em linha. A Biblioteca Nacional de Portugal possue um exemplar e a Houghton Library, da Universidade de Harvard outro. É provável que existam actualmente entre cinco a dez exemplares em todo o mundo.

Foram publicadas outras edições, igualmente raríssimas em 1786 e 1825.

Manual muito importante sobre trabalhos em laca, a ouro e a preparação de vernizes que o autor escreveu para uso dos artesãos que aplicavam revestimentos decorativos em superfícies de madeira, metal, mármore e papel.

Stooter explica detalhadamente grande número de técnicas que, muitas vezes, eram mantidas em segredo e que chegaram à Europa através dos contactos dos portugueses com a Índia a China e o Japão, sendo, por isso, esta obra muito importante não só do ponto de vista técnico mas também para estudar o papel de Portugal como divulgador das culturas asiáticas na Europa e no resto do mundo e o fornecimento de madeiras da América do Sul aos artesãos asiáticos, ou seja o contacto de culturas e o início da globalização.

O autor começa por descrever os tipos de madeiras que são mais próprias para os trabalhos de laca e que existem em Portugal, Brasil e Angola. Depois expõe as técnicas usadas na preparação de superfícies para envernizar, na mistura de vernizes e no polimento de superfícies de laca e apresenta cerca de 24 receitas para a fabricação de vernizes.

Na segunda numeração das páginas o autor apresenta mais receitas e descreve as técnicas para dourar prata, cobre e ferro com o uso de métodos químicos com o emprego de mercúrio na maior parte dos casos. Depois de uma página em branco a numeração continua e nela Stooter apresenta receitas para dourar espelhos e técnicas para trabalhar o gesso que aprendeu no Porto.

Na obra são citada muitas técnicas e muitos tipos de lacas e vernizes tais como: o verniz copal obtido de árvores da floresta tropical na América do Sul e Central, que permite até 8 demãos de revestimento finíssimo, o verniz-cola para aplicação em primário, do género tapa-poros, a ser acabado com pedra-pomes ou lixa, a goma-laca feita de seiva das árvores, a forma de realçar as cores com a adição de pedra-ume, a utilização de diluente junto com goma-laca, a produção de betume de embutir composto por lacre, pez e resina.

Johan Stooter (Antérpia ? - ?) foi um homem de negócios e um especialista na lapidação de diamantes, que viveu em Portugal durante mais de 26 anos, tendo visitado todo o país e obtido um excelente nível de conhecimento da língua portuguesa. Escreveu outro importante tratado sobre o fabrico de espingardas: Spingardeiro com conta, pezo e medida, que refuta desproporções, ou exactas spiculações e experiencias observadas com conta, pezo e medida, etc. Anvers, por Henrico & Cornelio Verdussen, 1719.

 Translation of the title page: « The Art of the Bright Varnish and how to make, paint and work with inks. The ingredients from which the inks should be composed and made; an explanation on the origin and nature of the inks, suitable for the masters of carpentry, painters and sculptors. This work includes the offer of 18 or 20 curious and necessary recipes for goldsmiths who work in gold and silver, and also for clockmakers. By Johan Stooter, native of Anvers / Antwerp, in the province of Brabant, and expert in diamond cutting.»

In 8º of 17.8x11.7 cm. With viii, 65, [v], 1-39, [i], 40-63 pages.

20th Century binding in canvas with gilt title on red label at spine.

Copy with four front and two rear endpapers. Handwritten ownership title dated 1752 in front of the third front endpaper, another handwritten ownership title, dated 1941, on the title page. With notes in 19th century handwriting, at the end of the first part and in the second until page 27. The folio with pages 15/16 is slightly out due to a binding error.

Printing in small but with very clear characters, on full-bodied linen paper, embellished with a fleuron on the title page, a decorated capital letter on page 1 and further fleurons on the sixth preliminary page, on page 65 and on page v.

The preliminary pages contain an anonymous sonnet, before the title page, praising the author, which is a unique case; preface by the author; prologue to the reader and approval in Spanish, dated Antwerp, December 10th, 1728. The five pages after the first numbering contain an index, and the page between pages 39 and 40 of the second numbering is blank. From page 54 to the end it includes the index of the second part, errata and more additions.

On page 40 of the second numbering, the author states that he suspended publishing the book because he wanted to add more information collected in a German work, and on page 56 he says he was in Oporto in 1731 and 1732, so despite the date on the title page, this work must have been put up for sale only in the year 1733 or later.

1st Edition, extremely rare and the most complete, which does not appear in any of the most important catalogs of booksellers and auctions, nor in the bibliographic directories available online. The National Library of Portugal has a copy and the Houghton Library, from Harvard University another. It is likely that there are currently between five to ten copies worldwide.

Other editions, equally rare, were published in 1786 and 1825.

Very important manual on works in lacquer, gold and the preparation of varnishes that the author wrote for the use of artisans who applied decorative coatings on wooden, metal, marble and paper surfaces.

Stooter explains in great detail a large number of techniques that were often kept secret, and that arrived in Europe through the Portuguese contacts with India, China and Japan, which is why this work is very important, not only from the technical point of view but also to study the role of Portugal as a promoter of Asian cultures in Europe and the rest of the world, and the supply of South American wood to Asian artisans, that is, contact between cultures and the beginning of globalization.

The author begins by describing the types of wood that are most suitable for lacquer work existing in Portugal, Brazil and Angola. Then he exposes the techniques used in preparing surfaces for varnishing, mixing varnishes and polishing lacquer surfaces presenting around 24 recipes for the manufacture of varnishes.

In the second numbering of the pages, the author presents more recipes and describes the techniques for gilding silver, copper and iron using chemical methods with the use of mercury in most cases. After a blank page, the numbering continues and Stooter presents recipes for gilding mirrors, and techniques he learned in Oporto for working with plaster.

Throughout the work many techniques and many types of lacquers and varnishes are mentioned, such as: copal varnish obtained from tropical forest trees in South and Central America, which allows up to 8 layers of very fine coating; glue varnish for application in primer, to be finished with pumice or sandpaper; shellac made from tree sap, the way to enhance colors with the addition of ume-stone, the use of thinner together with shellac, the production of built-in bitumen composed of seals, pitch and resin.

Johan Stooter (Antérpia? -?) Was a businessman and an expert in diamond cutting, who lived in Portugal for over 26 years, having visited the whole country and obtained an excellent level of knowledge of the Portuguese language. He wrote another important treatise on the manufacture of shotguns: Spingardeiro com conta, pezo e medida, que refuta desproporções, ou exactas spiculações e experiencias observadas com conta, pezo e medida, etc. . Anvers, by Henrico & Cornelio Verdussen, 1719.

REF.:

Richard Ramer

Inocêncio IV, 44 e X, 363.

Referência: 2009PG006
Local: M-5-E-36


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