RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79483

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LAMAS. (Maria) AS MULHERES DO MEU PAÍS. [FAC-SIMILE]

[Edição da autora. Distribuidores Gerais Actuális, Lda. Lisboa. 1948-1950]. Editorial Caminho. Lisboa. 2002.    

In fólio de 31,5x25 cm. com xxiv, 471, [ix], xxv-xxxii, [ii] págs. Encadernação do editor inteira de percalina, com ferros a seco e a ouro, na lombada e nas pastas, acondicionada em caixa de protecção original. 

Ilustrado com excelentes gravuras litografadas e colocadas apensas nas folhas de extratexto. Fotogravuras captadas pela autora, por Júlio Vidal e José Rebelo Cardoso, entre outros, e reproduções de obras dos artistas Laura Corado, Manuel Ribeiro de Pavia, Guilherme Filipe, Miguel Angelo Lupi, Abel Manta, Roberto Nobre, Portela Júnior, Alberto de Sousa e Fortunato Anjos, entre outros.

Bela edição fac-similada, em que algumas ilustrações são reimpressas a partir dos originais, de uma das obras mais importantes do feminismo em Portugal, reportagem notável pela sua amplitude, pelo seu estilo e pelo seu conteúdo que foi publicada originalmente em 24 fascículos entre 1948 e 1950.

As páginas preliminares e finais desta edição fac-similada contêm  textos de Baptista-Bastos, Maria Leonor Machado de Sousa, Maria José Metello de Seixas, Maria Benedicta Monteiro, uma cronologia da autora por Maria Cândida Caeiro e os agradecimentos.    

Obra de vulgarização cultural e pedagógica de grande interesse para o estudo da condição e trabalho feminino em Portugal no século XX, contém uma recolha e comentário crítico das tradições e modos de vida das mulheres em meio rural e urbano, continental e insular.

Resulta do convívio da autora com mulheres de todas as classes, do Minho ao Algarve e através das Ilhas da Madeira e dos Açores.

Apresenta um impressionante e amplo testemunho da condição feminina no país à época, descrevendo a mulher camponesa, a mulher do mar, a operária, a empregada e a doméstica, seus problemas e mentalidades. Apresenta ainda, apensas, considerações acerca dos direitos políticos da mulher, das mães solteiras, da prostituição feminina, dos desportos, das instituições e das qualidades afectivas e morais da mulher portuguesa.

Fundamental para a história do feminismo nacional, exprimindo um voto ardente pela melhoria das condições e dignidade de vida das mulheres portuguesas em época de plena opressão sociopolítica.


Temáticas

Referência: 2009PG004

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters