RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MATOS. (Armando de) BRASONÁRIO DE PORTUGAL.

Por Armando Mattos. Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas. Da Ordem Militar de Santiago da Espada. I. [II]. Livraria Fernando Machado. Porto. MCMXL-MCMXLIII. [1940-1943].

Obra em 2 volumes. De 24x19,5 cm. Com [iv], 240, [iv]; [iv], [i-viii], ciii, 9-199, [vi] págs.

Encadernações inteiras de pele, assinadas com punções, nas pastas posteriores, do encadernador A. de Oliveira, com ferros a ouro nas lombadas e nas pastas onde formam cercadura de filete simples com as armas reais de Portugal ao centro das pastas anteriores e com cruzetas com ponta nas pastas posteriores. Cortes das folhas carminados à cabeça.

Ilustrado em extratexto com 1869 brazões desenhados com o máximo rigor heráldico e nas cores próprias por Gouveia Portuense e com as estampas executadas pela Foto-litografia, do Porto.

Exemplar preserva as capas e as lombadas de brochura e apresenta alguma leve oxidação do papel.

As páginas numeradas com algarismos árabes contém os apelidos a que os brazões dizem respeito e intercaladas nelas estão as páginas sem numeração, em papel mais encorpado com os brazões, que totalizam, além das indicadas acima, no primeiro volume, 224 páginas, e no segundo volume 192 páginas.

Texto bilingue em português e francês, excepto a introdução (só com um resumo) as notas e correcções contidas nas 103 páginas com numeração romana do 2º volume (sem tradução).

Obra rara e procurada que é um trabalho fundamental sobre a herádica portuguesa. Alia uma grande beleza tipográfica e artística a um igual rigor histórico, heráldico e genealógico.

Na introdução o autor, muito justamente, afirma: O Brasonário de Portugal, em seu conjunto simbólico, é um resumo da história grandiosa do nosso país. Cada um desses pequenos motivos, intencionalmente ordenados e sempre dum grande equilíbrio estético, evocam permanentemente o sortilégio do espírito e sangue português, no descobrimento e conquista de três quartas partes da terra, e cuja sombra heroica se projectou no mundo inteiro.

Referência: 2007PG325
Local: M-5-F-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters