RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78940

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CHATEAUBRIAND. (François René Auguste, Visconde de) ATALA. [1878]

Traducção de Guilherme Braga com desenhos de Gustavo Doré gravados por João Pedroso. Empreza Editora de Obras Classicas e Illustradas. Porto. 1878.

De 25x17,5 cm. Com xlix, [iii], 104, vi págs. Encadernação em percalina com ferros a ouro.

Edição de grande beleza gráfica ilustrada com 7 litografias extratexto de Gustave Doré e J. Pedrozo, incluindo os retratos do autor e do tradutor. Impressão sobre papel muito encorpado, sendo o texto enquadrado por filetes decorativos, pequenas vinhetas e florões.

As gravuras têm os seguintes títulos: 'Fendíamos como dois cisnes as ondas solitárias', 'Tinha ido contemplar a beleza do céu' (incluída na edição de luxo de Paris em 1870), 'Às vezes dobravam-se-me os joelhos sob aquele triste fardo', 'Escolheu um ácer de flores encarnadas'.

Exemplar com leve desgaste nas pastas e com ex-libris de Augusto dos Santos e etiqueta numerada no verso da pasta anterior.

Contém nas páginas preliminares uma nota biográfica do tradutor, da autoria de Pedro de Lima, uma introdução dirigida aos leitores e um prólogo. As páginas finais transcrevem extratos do prefácio que o autor escreveu para a primeira edição.

Edição muito valiosa por ter sido publicada ainda em vida de Gustave Doré, célebre pintor, desenhador e ilustrador (Estrasburgo 06-01-1832 - Paris 23-01- 1883) especializado na ilustração de obras literárias (Divina Comédia, obras de Byron, Poe, Milton, Cervantes, Balzac) e de João Pedroso Gomes da Silva (Lisboa 1823-1890). Professor da Aula de Gravura da Escola de Belas Artes de Lisboa. A excelência do seu trabalho arrecadou-lhe medalhas de prata e bronze na Sociedade Promotora de Belas Artes, em 1865 e 1880, e a medalha de 2.ª classe, na Exposição Internacional do Porto. As suas primeiras gravuras datam de 1837, no Ramalhete. Colaborou n’O Panorama, no Archivo Pittoresco, Artes e Letras, Douro Ilustrado, O Ocidente e na ilustração de livros. Editou o magnífico álbum A Gravura de Madeira em Portugal, no qual conseguiu imitar todos os géneros de gravura em metal. Introduziu a cromo-gravura de sobreposição de chapas. Foi também pintor de assuntos marítimos.

A obra, com características pré-românticas é uma apologia do Cristianismo e a ação decorre na Louisiana sendo os personagens membros de uma tribo índia.


Temáticas

Referência: 2005MF097
Local: I-218-A-14


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters