RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



KEITH JOHNSTON. (Alexander) THE ROYAL ATLAS OF MODERN GEOGRAPHY.

Exhibiting, in a series of entirely original and authentic maps the present condition of gepgraphical discovery and research in several countries, empires, and states of the world. By the late Alexander Keith Johnston Geographer to the Queen [etc] with additions and corrections to the present date by T. B. Johnston, Geographer to the Queen [etc] with a special index to each map. A New Edition. W. & A. K. Johnston. Edinburgh and London. MDCCCXCV [1895].

2 Volumes in fólio de 33x40 cm. Com 95; 90 págs. Ilustrado em extratexto com 57 mapas a cores em páginas duplas seguras por uma carcela pela dobra.    

Encadernações da época com lombadas e cantos em pele, com ferros a ouro. Cortes das folhas dourado.

Exemplar com ex-libris do Serviço Público da Rainha Victória - carimbo oleográfico com a coroa: «Supplied for the Public Service».

Atlas geográfico, científico, e de fronteiras políticas e etnográficas impresso sobre papel muito encorpado; apresentando intercalados entre os mapas um ou dois fólios com os nomes da topografia e a sua localização ortogonal (i. e. na quadricula). Foi o Atlas padrão nas bibliotecas de todo o Império Britânico.  

A 1ª edição foi publicada em 1861 e incluia 48 mapas. Em 1914 já tinham sido publicadas 12 edições e posteriormente foram publicadas edições com menores dimensões.    

Obra dedicada à Rainha Vitória e cuja importancia se encontra na afirmação política do Império Britânico no momento da sua máxima expansão; reconhecendo uns territórios e ignorando outros. Assim não são reconhecidas as pretenções de outras potências tal como a presença da Alemanha no Oceâno Pacífico. As fronteiras portuguesas em África ainda viriam a sofrer pequemas alterações aquando das demarcações de inícios do século XX. 

Alexander Keith Johnston (Kirkhill, a sul de Edinburgh 1804 - Ben Rhydding, Yorkshire 1871) geógrafo e cartógrafo escocês, que foi um dos primeiros a dar atenção ao estudo da geografia física. Foi membro da Real Sociedade de Edimburgo, desde 1849, membro fundador da Sociedade Meteorológica da Escócia, em 1862. Com o seu irmão William, formou uma empresa de tipografia e gravura com a designação W & A. K. Johnston, sedeada em Edimburgo, sendo-lhes concedido o título de gravadores do Rei William IV, em 1834. Johnston publicou as seguintes obras de cartografia: The National Atlas of Historical, Commercial and Political Geography, em 1843; The Physical Atlas, em 1848, que foi publicado em 2ª edição em 1856, era uma representação da visão de Humboldt; School Atlas of Classical Geography, em 1867 e o Half-Crown Atlas of British History, em 1871 destinado ao mercado escolar. Em 1860 publicou igualmente um Dicionário de Geografia que conheceu numerosas edições.     

Referência: 2005JC014
Local: SACO RM01


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters