RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ASSUMPÇÃO. (Tomás Lino de) AS ÚLTIMAS FREIRAS.

Com uma carta por Antonio Ennes acerca das ordens e instituições religiosas. Livraria Portuense de Lopes & C.ª Editores. Porto. 1894.

De 21,5x14,5 cm. Com xv, 272 págs. Encadernação com a lombada e cantos em pele, por Luís Lopes Lda. Ilustrado com o retrato do autor em extratexto.

Exemplar com algumas manchas nas primeiras páginas.

Bom contributo para o estudo das consequências de um dos mais marcantes acontecimentos do Século XIX.

O autor trata das freiras do Mosteiro de Vila do Conde, do Mosteiro de Dominicanas do Corpus Christi de Vila do Conde e dedica algumas páginas aos mosteiros de Moura e ao Convento das Teresinhas de Coimbra. No prefácio António Enes, defende a extinção das ordens religiosas realizada em 1834 e mostra-se contrário à sua restauração ainda que aceite a utilidade das novas congregações de vida activa, que não eram legalmente autorizadas em Portugal.

A extinção das ordens religiosas determinada pelo Regime Liberal abrangia todas as ordens sem excepção e tinha efeitos imediatos, no entanto como muitas das freiras não tinham uma família que as pudesse acolher, foram autorizadas a ficar nas suas casas religiosas até ao falecimento da última. Este facto permitiu ao autor a recolha de muita informação sobre a vida muitas vezes miserável destas freiras do Século XIX e sobre a história dos seus conventos.

Tomás Lino d´Assumpção (Lisboa 1844 - Paço de Arcos 1902), Engenheiro civil de formação, exerceu funções directivas na Biblioteca Nacional e substituiu António Enes quando este seu amigo foi desempenhar o cargo de Comissário Régio de Moçambique. Esteve emigrado no Brasil e distinguiu-se como jornalista, escritor e historiador, tendo escrito, entre outras, várias obras sobre mosteiros de ordens femininas.

Referência: 2004PG161
Local: I-183-C-29


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters