RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTRO DA CRUZ. (João Vieira Neves) DESCRIPÇÃO TOPOGRAFICA E HISTORICA DA FREGUEZIA DE S. THIAGO DE MILHEIRÓS.

Concelho da Maia, Bispado do Porto. Prebytero natural damema freguezia. Deicada a sua Exc.ª Rev.ºa o senhor D. João de França Castro e Moura, Bispo do Porto. Typographia Pereira da Silva. Porto. 1868.

De 20,5x13,5 cm. Com 72 págs. Encadernação com lombada em pele com rótulos e ferros a ouro. Cortes das folhas carminados à cabeça. 

Exemplar preserva as capas de brochura e tem etiqueta do encadernador Frederico de Almeida.  

Rara 1ª edição desta obra modelo de monografia local, que foi reeditada pela Câmara Municipal da Maia em 1969. Nela o autor revela enorme erudição, grande conhecimento dos clássicos e consciência da necessidade de preservar, por escrito, costumes e usos que se iam perdendo. O Padre Vieira Neves foi fundamental informador de Pinho Leal, para o seu «Portugal Antigo e Moderno. 

Padre João Vieira Neves Castro da Cruz. (1828- ) ordenado em 1852, foi nomeado capelão de Nª. Sª. de Guadalupe em Águas Santas. Colaborou em vários jornais e publicações, com especial destaque para a «Revista da Maia», «o Monitor de Bouças» e «A Palavra». Publicou vários trabalhos de temática religiosa, de entre os quais a «Novena de Nª. Sª. de Guadalupe» e o «Prospecto Historico dos Papas desde S. Pedro até os nossos dias». Mas foi sobretudo a sua preocupação com a história e os costumes da Maia que o liga, indelevelmente ao estudo do nosso passado.

João de França Castro e Moura (Gondomar, São Cosme, 1804 - Porto, Sé, Paço Episcopal, 1868) foi um eclesiástico Português, Bispo de Pequim e do Porto.


Temáticas

Referência: 2004AF048
Local: I-186-E-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters