RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



QUESTIONÁRIO GERAL SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO.

Para os professores do ensino primário official. Nº.2. Camara dos deputados. [Lisboa]. [1909].

De 33x22 cm. Com 105 págs. Brochado.

Exemplar que contém 285 quesitos. Não contém as respostas.

A 7 de setembro de 1909, o deputado republicano João de Meneses propõe no Parlamento a criação de uma Comissão de Inquérito para avaliar o estado em que se encontrava a instrução pública.

Na continuação de outras intervenções da bancada do Partido Republicano, defende que é necessário sobretudo cuidar “a sério” da reforma da instrução primária e da secundária. Para isso, propõe a constituição de uma Comissão parlamentar em que estejam representados todos os partidos e agrupamentos políticos com assento na Câmara, com o objetivo de proceder a um inquérito e devendo dar conta dos seus trabalhos em relatório que pudesse servir de base, pelas informações recolhidas, à reforma daqueles dois níveis de ensino.

Esta proposta, embora proveniente da minoria republicana, foi aprovada por unanimidade, tendo sido o inquérito alargado aos ensinos médio, superior e técnico especial. A Comissão ficou instalada em finais de outubro de 1909 e era composta de 17 deputados, a maioria dos quais ligados ou apoiantes do Partido Regenerador.

Em finais de dezembro, já estava concluído o questionário relativo ao ensino primário pois a Comissão decidiu iniciar por ele os trabalhos e, em inícios de 1910, foram apresentados na Câmara dos Deputados os quatro volumes correspondentes:um questionário geral; um questionário dirigido aos professores da escola pública; um questionário destinado aos inspetores e subinspetores; o quarto, dirigido especificamente à Associação das Escolas Móveis pelo Método de João de Deus.

Na elaboração deste primeiro questionário, tiveram papel importante os deputados Egas Moniz e Queiroz Velloso: o primeiro apresentou uma extensa proposta queserviu de base de trabalho enquanto ao segundo coube a organização definitiva do questionário.

Referência: 2004AF006
Local: I-54-C-13


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters