RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LA PORTE. (Mathieu de) GUIA DE NEGOCIANTES, E DE GUARDA-LIVROS, OU NOVO TRATADO SOBRE OS LIVROS DE CONTAS EM PARTIDAS DOBRADAS:

Com huma Instrucção geral para os guardar, segundo o verdadeiro Methodo Italiano, e como está hoje em uso entre os Negociantes os mais consideraveis de todas as Praças; e com as mais essenciaes Questões, e suas Soluções, e Respostas sobre toda a qualidade de Negociações, que possão fazer os Mercadores, Banqueiros, ou outros quaesquer Negociantes. COMPOSTO NA LINGUA FRANCEZA POR Mr. DE LA PORTE, TRADUZIDO NA VULGAR, E OFFERECIDO AO ILLUSTRISSIMO, E EXCELLENTISSIMO SENHOR D. THOMAZ DE LIMA, Marquez de Ponte de Lima, Grão-Cruz da Ordem de Christo, Ministro, e Secretario de Estado da Repartição da Fazenda, Ministro Assistente ao Despacho de Sua Magestade, seu Mordomo Mór, Presidente do Real Erario, e da Real Junta do Commercio, Agricultura, Fabricas, e Navegação destes Reinos, e seus Dominios, &c. Por JOSÉ JOAQUIM DA SILVA PEREZ DE MILÃO, Alumno da Real Aula do Commercio no presente segundo anno do nono Curso. LISBOA Na Regia Officina Typografica. Anno 1794. Com licença da Real Meza da Commissão Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros. 

In 8º de 15,5x10,5 cm. Com xv, 171 págs.

Encadernação da época inteira de pele com rótulo e ferros a ouro na lombada. Folhas de guarda em papel marmoreado da época. Cortes de folhas pintados a verde. 

Ilustrado no texto com modelos de folhas de registos de contabilidade e em extratexto desdobrável com um exemplo de preenchimento do livro de razão.  

Impressão muito nítida sobre papel de linho muito encorpado. 

Exemplar com pico de traça marginal nos primeiros fólios apresenta duas etiquetas de biblioteca sobrepostas coladas à cabeça da lombada, com cota de biblioteca e iniciais de uma assinatura de posse na folha de guarda.

1ª edição muito rara. Foi publicada 2ª edição em 1802. A 1ª edição do original francês foi publicada em 1685.  

A influência em Portugal dos livros em francês sobre partidas dobradas começou cedo, e prolongou-se por longo período, até ao Código da Contribuição Industrial de 1964.

Mathieu de la Porte (Nijmegen, Holanda16? - Paris 1722 ) Matemático que trabalhou em França e se naturalizou francês. Pertenceu à Guilda dos Guarda Livros e foi professor de contabilidade e aritmética.  

 Dim.: In 8º (15.5x10.5 cm) with xv, 171 pp.

Binding: Contemporary full calf with label and gilt tools on spine. Contemporary marbled endpapers. Green edges. 

Illustrated in text with accountancy records and one folded sheet hors-text exemplifying how to fill in the general ledger.  

A very sharp print on very thick linen paper.

Copy with wormholes on the first pages and having two overlapped library labels glued on the top of the spine, as well as call number and initials of an ownership title on the endpaper..

A very rare first edition. The second edition was published in 1802. The first edition of the French original was published in 1685.  

The influence in Portugal of the French books on double entries had an early start and last for a long time until the Code of the Industrial Contribution was published in 1964.

Mathieu de la Porte (Nijmegen, Holanda16? - Paris 1722 ) was a mathematician who worked in France and was granted French citizenship. He was a member of the Accountants Guild and teacher of Accountancy and Arithmetic.  

Ref: 

Gonçalves Rodrigues. (A. A.) A Tradução em Portugal. Volume Iº. Imprensa Nacional. Casa da Moeda. Lisboa. 1992. Nº 2057, página 223.     

Inocêncio XIII, 46.  

 

Referência: 2003PG007
Local: I-7-H-12


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters