RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79454

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CORTESÃO. (Jaime) A MORTE DA ÁGUIA.

Poema heróico em VII cantos. Guimarães Editora. Lisboa. 1910.

De 19x13 cm. Com 87 págs. Brochado.

Exemplar com picos de humidade nas capas de brochura. Capa ilustrada por António Carneiro.

Dedicatória do autor a António José de Almeida, à data ministro da República do Governo Provisório. Posteriormente teria diversos cargos institucionais inclusive a Presidência da República (1919 - 1923).

Jaime Cortesão, historiador português, nasceu em Ançã, Cantanhede, em 29 de Abril de 1884, faleceu em Lisboa em 14 de Agosto de 1960. Formou-se em Medicina em 1909, depois de ter estudado em Coimbra, Porto e Lisboa.

Foi professor no Porto de 1911 a 1915. Tendo sido eleito deputado em 1915, defendeu a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial onde participou como capitão-médico voluntário do Corpo Expedicionário Português, tendo publicado as memórias dessa experiência. Com Leonardo Coimbra e outros intelectuais, fundou em 1907 a revista Nova Silva.

Em 1910, com Teixeira de Pascoaes, colaborou na fundação da revista A Águia, e em 1912 dá início à Renascença Portuguesa que publicava o boletim A Vida Portuguesa. Em 1921, separando-se da Renascença Portuguesa, é um dos fundadores da revista Seara Nova. Em 1919 foi nomeado director da Biblioteca Nacional, cargo que exerceu até 1927.

Devido a ter participado numa tentativa de derrube da ditadura militar foi demitido, exilou-se acabando por viver em França, donde saiu em 1940, devido à invasão daquele país pelo exército alemão. Partiu para o Brasil, passando por Portugal, onde foi detido por um curto espaço de tempo.

No Brasil residiu no Rio de Janeiro, tornando-se professor universitário, especializando-se na história dos descobrimentos portugueses e na formação do Brasil. Em 1952, organizou a Exposição Histórica de São Paulo, para comemorar o 4.º centenário da fundação da cidade. Regressou a Portugal em 1957.


Temáticas

Referência: 2003AF137
Local: I-52-G-33

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters