RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79710

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CANCIONEIRO FERNANDES TOMÁS.

Fac-símile do exemplar único. Edição do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia com preâmbulo de D. Fernando de Almeida. Ministério da Educação Nacional. Direcção-Geral do Ensino Superior e das Belas-Artes. Lisboa. 1971.

De 29x19 cm. Com [xiv], 174 págs. Ilustrado com fac-simile integral de excelente qualidade do manuscrito original.

Encadernação em percalina com lombada em pele e com nervos e ferros a ouro na lombada.

Exemplar com ex-libris de José Hermano Saraiva na interior da pasta anterior.

As páginas preliminares contêm preâmbulo de D. Fernando de Almeida, director do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia e o fac-simile do índice do manuscrito.

Nas palavras de Carolina Michaelis de Vaconcelos, no prefácio do I Volume dos seus 'Estudos Camonianos' (Coimbra, Imprensa da Unievrsidade, 1922), ensaio onde trata precisamente desta colectânea em causa e a que chama 'Cancioneiro Fernandes Tomás', é 'o melhor dos Cancioneiros, com numerosos e valiosos textos inéditos dos sécs. XVI e XVII (1550 a 1650), que subsiste (...)'.

Esta colecção manuscrita, escrita em letra do séc. XVI, tinha saído do país, e o seu regresso a Portugal deve-se ao bibliografo Anibal Fernandes Tomás, que lhe dá o nome  e que o recupera no catálogo do livreiro e alfarrabista holandês Frederick Müller de Amsterdão. Encadernada em pergaminho lia-se na lombada 'Flores várias de diversos autores Lusitanos'. Depois do falecimento de Fernandes Tomás o manuscrito é adquirido por Leite de Vasconcelos e em 27 de Abril de 1912 entra para os reservados do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia onde se encontra.

No Cancioneiro estão incluidas 329 composições distribuidas por 318 páginas. São de 46 autores portugueses, uns de nome conhecido, outros de renome, e 17 composições são de autores anónimos. Todos eles viveram no século que vai de 1550 a 1650.


Temáticas

Referência: 2002IG099
Local: I-18-G-27


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters