RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BONACHO DOS ANJOS. (Frederico) CONJUNTO DE ALBUNS DE PROVAS FOTOGRÁFICAS - CIRCA 1910/1935.

Conjunto de 7 álbuns de fotografias, contendo 471 provas finais em Álbumina, brometo, e outros acabamentos fotográficos e superfícies (brilhante, mate, perlado e acetinado); nos formatos 6x9; 9x9; 8x10 e 9x12 cm. Tem junto 4 reproduções de fotografias soltas. 

O autor Frederico Bonacho dos Anjos (1877 - 1947), um importante agricultor com extensas propriedades, entre as quais a Quinta dos Álamos da Golegã, encontra-se referenciado na história da fotografia em Portugal. Bonacho foi vizinho, amigo e aluno de Carlos Relvas e, tal como este último, também instalou na sua quinta da Golegã um estúdio de fotografia (hoje desaparecido) no qual tinha câmaras escuras,  para revelação, e salas de estúdio onde controlava a luz por meio de cortinas e clarabóias.

As imagens foram obtidas a partir de câmaras fotográficas de pequeno formato, com ópticas de alta qualidade e com a utilização adicional de filtros coloridos, de forma a obter o dramatismo e a contraluz artístico.

As imagens fotográficas encontram-se acondicionadas em 7 álbuns, respectivamente:

# 1. Álbum «Photographs» [em percalina castanha, da marca The Newlyn Album, Nº S1092, Johnson, London] de 19x13 cm; com 24 fólios, contendo 88 fotos no formato 6x9 cm.

# 2. Álbum «Photographs» [em percalina castanha, da marca The Newlyn Album, Nº S1092, Johnson, London] de 19x13; com 24 fólios, contendo 85 fotos no formato 6x9 cm.

# 3. Álbum «Photographs» [da marca The Newlyn Album] de 26x17 cm; com 12 fólios, contendo 41 fotos no formato 9x12 cm.

# 4. Álbum «Photographs» [da marca The Newlyn Album] de 26x17 cm; com 24 fólios, contendo 70 fotos no formato 9x12 cm.

# 5 Álbum «Souvenirs» [pasta em formato oblongo, gravada com flores] de 15x25 cm; com 12 fólios, contendo 35 fotos no formato 9x9 cm.

# 6 Álbum Kodak, Ltd. Series H. [com lombada e cantos em pele, da marca Kodak] de 26x19 cm; com 24 fólios, contendo 79 fotos no formato 8,5x10,5 cm.

# 7 Álbum «Kodak Souvenirs» [inteira de pele marroquim vermelho, da marca Kodak] de 26x19 cm; com 24 fólios, contendo 73 fotos no formato 8x10 cm.

Quatro reproduções de fotografias, com a indicação Chamusca Nova, Ano IV, nº 10, 13, 17 e 18, com os títulos: Rapariga do Ribatejo, Campino [a montar], Oliveiras velhas, Lavadeiras no Tejo.   

Descrição dos conteúdos de cada um dos álbuns anteriormente enumerados:

 # 1. Álbum «Photographs» contendo panoramas fotografados e impressos em processos e acabamentos diferentes; nomeadamente; panoramas do litoral marítimo; barra do rio Minho com o promontório de La Guardia; pescador no litoral em contraluz; nuvens no litoral; bateiras  rio Tejo; Cais do Sodré e a lota do peixe vista do rio com barcos varinos, fragatas tradicionais; barcos catraios; etc. A cidade de Paris; vista de um boulevard; a Torre Eiffel ao fundo; a Place Vendôme com a coluna ao meio. Um paquete a entrar em Lisboa vindo do Brasil. Mulheres mariscadoras em Portugal; pescadores e moliceiros no rio (Mondego?). Paisagens alpinas. O mar no litoral (Cantábrico?). Barcos no rio (Douro?). Juntas de bois e paisagens agrícolas do norte de Portugal. Pescadores da Nazaré (ou Apúlia); mulheres a fiar; junta de bois com canga minhota; pisão no rio; imagens de patos. Claustros de vários monumentos em Espanha, nomeadamente no Alhambra de Granada. Almoço dos camponeses em Portugal. Um homem (o autor?) a pescar num açude. Imagens de gôndolas em Veneza com muitas vistas dos canais e pontes; e a imagem do gondoleiro a remar. 

# 2. Álbum «Photographs» contendo imagens de pessoas e de animais, em panoramas mais restritos ou personalizados, fotografados e impressos em processos e acabamentos diferentes; nomeadamente; fotos de gatos e de meninas de família; tipos de homens do povo, em estúdio e no exterior; pobres, aleijados e andrajosos. Dois senhores a cumprimentarem-se, numa grande varanda, em frente à torre do castelo de Arouce (também dito castelo da Lousã); mulheres do povo a lavar no rio; e outras mulheres a conduzir juntas de bois. Paisagens em Itália; portas de palácios; praças e ruas. Fotografia de senhora. Imagens num pinhal em Portugal. Foto de dois burros albardados e a comer. Imagem de um automóvel com condutor e acompanhante em pose; tratando-se de um dos primeiros veículos em Portugal com a matrícula «Lisboa Nº20». Seguem-se fotos (da mesma época e com a senhora do automóvel Lx nº20) tiradas literalmente dentro de um glaciar alpino; imagens de montanhistas e um montanhista com o equipamento de escalada da época; ponte sobre um desfiladeiro gelado; rebanhos nos alpes. Imagem da Boca do Inferno em Cascais, Portugal, seguidas de imagem de boieira no Minho com junta de barrosões com canga minhota. Foto de águia ou falcão numa falcoaria. Imagem de bordadeira de bilros, Fotos de velhos, cães, gatos, pescadores, carneiros, e cisnes. Imagens de trechos de estradas arborizadas. Novamente fotos dos Alpes, e de perto da Place Vendôme em Paris. Imagem de carroça tradicional portuguesa. Seguem-se imagens da lagoa de Veneza. Fotos de pescadores de recreio dentro de barcos a remos. Imagem de pedinte numa romaria.

# 3. Álbum «Photographs», contendo panoramas fotografados e impressos em processos e acabamentos diferentes; nomeadamente; panoramas campestres de vales e montanhas e também do litoral marítimo; com os mesmos temas dos álbuns anteriores, no entanto algumas sequências são revisitações dos mesmos locais cerca de 20 ou 30 anos depois; nomeadamente as imagens de estúdio e de exteriores de pobres e pedintes; uma casa de camponeses na Beira com um belo enquadramento da arquitectura tradicional; foto de cão de estimação; vacas num prado alpino; automóvel dos anos de 1930 circulando em estrada alpina, que aparecerá noutras imagens com a marca Packard, modelo 1933/1002 Eight Convertible Sedan, e com a matrícula S-13414. Imagens do rio (Salzbach?) em (Salzburgo?). Oliveiras e outras árvores na mesma cidade. Fotografias do litoral (de Portugal?) em contraluz. Imagens de rebanhos na várzea de Sintra com cão pastor podengo. Imagem de duas pontes sobre um rio (que não é em Portugal). Seguem-se várias imagens do Lago Maggiore, em Itália, nas quais se vêem barcos no lago e na sua margem o Restaurante Elvezia. Seguem-se várias fotos de Veneza, com várias gôndolas e a Praça de São Marcos. Imagens dos canais de Veneza; um gondoleiro a remar no seu posto; outra vez a Praça de São Marcos e vários canais. No final do Álbum duas belas fotos de barcos portugueses (do Algarve) em dois processos fotográficos: a primeira foto é de um barco da ria; e segunda foto mostra duas canoas ou buques da enviada (que quebram as ondas) armados com velas bastardas repicadas e quatro ordens de remos.

 # 4. Álbum «Photographs» contendo panoramas fotografados e impressos em processos e acabamentos diferentes; nomeadamente; panoramas campestres de vales e montanhas e também do litoral marítimo; com os mesmos temas dos álbuns anteriores, nomeadamente: foto de rapaz guardador de rebanhos; fotografias de meninas e senhoras de família em poses artísticas e fundos com flores; e menina com boneca de porcelana. Imagens de Sintra com o Palácio da Vila nos anos 1940/50; imagens de vários pôr-do-sol, provavelmente no litoral de Sintra; várias imagens de vários rebanhos na várzea com a serra de Sintra ao fundo. Fotografias de homens a meio-corpo. Fotos com contraluzes marítimos e de vias campestres. Várias fotos tomadas com animais (cabras, cavalos, ovelhas a comer, a mamar ou a beber. Fotos de sobreiros e pinheiros junto à ria ou junto a charcos, aldeias do interior com o seu casario pobre. Uma imagem da cidade do Porto junto aos cais do rio Douro, onde passa um carro de bois com um tonel de vinho. Uma imagem de Lisboa tirada a partir de alfama com vista para o rio Tejo onde se encontram alguns barcos de guerra. Uma foto do mesmo automóvel Packard, modelo 1933 Convertible Sedan com a matrícula S-13414, numa zona de alta montanha; e uma rua de uma cidade na Europa não identificada. Panoramas de bosques com choupos, charco e nevoeiro. Imagens de gatos nas ruas de Lisboa, provavelmente em Alfama onde se vê uma das portas da antigas da sua ribeira. Imagem nocturna do Maxims a funcionar no Palácio Foz e ao seu lado a estação do elevador da Glória. Fotos e crianças do povo. Imagens dos moinhos maré na Quinta da Princesa no Seixal. Imagem dos barcos no rio Tejo. No final do Álbum encontram-se duas imagens do palco de uma revista nos anos 1930/40 vista de um camarim lateral com as coristas vestidas de marinheiro e em biquíni.

 # 5 Álbum «Souvenirs» [pasta em formato oblongo, gravada com flores], contendo imagens de pessoas e de animais, em panoramas mais restritos ou personalizados, fotografados e impressos em Albumina no formato 9x9 cm. Trata-se provavelmente do Álbum e do conjunto de fotografias mais antigo de todo o conjunto destes álbuns, tendo sido obtidas na sua maioria na zona de Santarém e da Golegã, nomeadamente: junta de bois; piquenique no campo; lago com cisne dentro das muralhas do castelo; casa rural do centro/sul de Portugal: senhora da alta sociedade com trajo de viagem e óculos: comboio de mercadorias com locomotiva CP Nº50; passeio nos campos a cavalo; gado bravo; uma ponte ferroviária com uma abegoaria ao lado. Foto da Praça do Comércio em Lisboa no início do século XX; imagens do aviário do Jardim Zoológico com avestruzes e urubus. Uma foto do litoral português com os promontórios atlânticos. Imagens de barcos: chatas e canoas no rio Tejo. Neste Álbum aparecem 3 imagens do veículo automóvel (o mesmo do Álbum #2.), um dos primeiros veículos em Portugal, com a matrícula «Lisboa Nº20». Fotos de estradas, entre as quais, a estrada do Ramalhão junto a Sintra.

# 6 Álbum com lombada e cantos em pele (da marca Kodak), contendo panoramas fotografados e impressos em processos e acabamentos diferentes, organizados e sistematizados de forma mais completa dos que os restantes álbuns desta colecção, nomeadamente; Imagem da ponte de metal entre a Chamusca e a Golegã (inaugurada em 1933); paisagem nas montanhas portuguesas com viatura automóvel Packard, modelo 1933, matricula S-13414 já vista noutros álbuns anteriores; paisagens com rebanhos de ovelhas. Fotos do Lago Maggiore com barcos à vela; paisagens de montanha e terrenos nevados. O mesmo automóvel Packard no meio de uma quinta agrícola. Imagens de lavadeiras no rio e no interior de Portugal. Várias fotos do Cais das Colunas em Lisboa e dos bandos de gaivotas junto ao Arsenal de Marinha. Imagens das margens de um rio com choupos. Fotos de um pinhal com pinheiro manso; e duas fotos de um burro estando numa delas bem retratado com o seu arreio e a albarda. Cerca de 14 imagens do litoral, contendo em duas delas a apanha de bivalves na Lagoa da Albufeira. Imagem de uma aldeia nas margens de um rio (não é em Portugal). Seguem-se várias imagens do pôr-do-sol realizadas com filtros. Imagens de rebanhos de ovelhas dentro de um pinhal. Fotos de pastores em meio corpo. Imagens do curso de rios e da ondulação no litoral. Imagens de mulheres e de homens do povo. Imagens de grandes pinheiros ou mastros reais. Imagem de grande rebanho de carneiros e outro rebanho de cabras e ovelhas. Foto de faisão em frente a louça tradicional. Foto de cão de guarda a rosnar preso por uma corrente. Imagens de ribeiros e margens de rios. Imagens emparelhadas de barcos fluviais, em Portugal, com características semelhantes; e varias fotos de barcos saveiros com velas bastardas. Fotos de criança e de rapariga do povo. No final deste Álbum fotos de dois barcos saveiros a velejarem num rio. 

# 7 Álbum «Kodak Souvenirs» [encadernação em inteira de pele marroquim vermelho], contendo séries de fotografias de viagens, acontecimentos sociais, espectáculos taurinos e caçadas, organizados de forma pouco sistemática e incompleta por motivo da falta de fotos nos seus locais e por verificarmos uma acumulação de imagens sem rigor artístico, no entanto obtidas de forma pessoal em vários períodos muito recuados no final do século XIX e início do século vinte (circa 1890-1910), retratando situações com um elevado valor social, etnográfico, e histórico - e impressas na sua maior parte no processo de Albumina, nomeadamente: imagens em Madrid, vista da Praça de Touros com o seguinte cartel «Aleas, Quinito, Bombita, Conejito»; bilheteiras na Avenida e imagem da Monumental de Madrid; imagens de Madrid antes da circulação automóvel; várias ruas e avenidas de Madrid na mesma época com o eléctrico Tranvia de Madrid Nº 85 em circulação; imagem dos Viveros de Villa; imagem muito rara de uma carruagem mala-posta em Madrid (possivelmente a mala-posta Lisboa-Madrid); imagens de uma garraiada; imagens da fonte das bicas na Praça do Giraldo em Évora; duas fotos com atrelagens de dois estilos diferentes; imagem do pessoal do campo (costumes portugueses); uma imagem em instantâneo fotográfico de um café ou restaurante ao ar livre; imagens de um grupo de caça que se reúne numa cerimónia ritual ou devocional; Cruz Alta (em cima de um monte de pedras) no Bussaco; imagem de etapas da Via Sacra no Bussaco; imagem do Convento de Odivelas (exterior da abside); imagem com crianças a jogar ao berlinde; foto do monumento da batalha no Bussaco; imagens de uma quinta ou fazenda; imagem da Praça Duque da Terceira, vulgo praça do Cais do Sodré no qual junto à Rua do Alecrim podemos observar um quiosque e palmeiras da espécie Fenix Reclinata; uma interessante foto instantânea de um conjunto de crianças do povo a correrem vistas de costas (um jogo de apanhada ou a apanharem moedas); foto de uma partida de caça a cavalo; novamente imagens na cidade de Madrid onde se vê um táxi (carruagem) e um eléctrico a circular; imagens do porto de Lisboa, com uma grua ou guindaste de 1.500 toneladas e ancorado o paquete Venezia Bergen; outra imagem do porto de Lisboa na qual se vê em circulação fluvial a galeota da Capitania do Porto; novamente mais imagens de uma partida de caça; imagem de um cesteiro a trabalhar; foto de imagens num rio exactamente idêntica àquela imagem que inicia este álbum, etc.

 A set of seven Photo Albums containing 471 final proof photos in albumin, bromide and other photo finishings on different surfaces (glazed, matt, pearl, and glossy), measuring 6x9; 9x9; 8x10 and 9x12 cm. Together with four reproductions of loose photos. 

The author, Frederico Bonacho dos Anjos (1877 - 1947), an important farmer with sprawling properties, including the Quinta dos Álamos in Golegã, is a reference of the history of photography in Portugal. Bonacho was neighbour, friend, and student of Carlos Relvas and, like him, also installed in his farm at Golegã a photo studio (which has since disappeared) where he had dark rooms and studio rooms, controlling light by using curtains and skylights.

The images were shot with small format cameras, with high quality lenses and the additional use of colour filters in order to obtain the drama and artistic backlight.

The photos are kept in seven albums, specifically:

# 1. Album «Photographs» [in brown percaline of the The Newlyn Album brand, Nº S1092, Johnson, London], measuring 19x13 cm, with 24 folios containing 88 photos measuring 6x9 cm.

# 2. Album «Photographs» [in brown percaline of the The Newlyn Album brand, Nº S1092, Johnson, London], measuring 19x13 cm, with 24 folios containing 85 photos measuring 6x9 cm.

# 3. Album «Photographs» [The Newlyn Album brand] measuring 26x17 cm, with 12 folios containing 41 photos measuring 9x12 cm.

# 4. Album «Photographs» [The Newlyn Album brand] measuring 26x17 cm, with 24 folios, containing 70 photos measuring 9x12 cm.

# 5 Album «Souvenirs» [oblong folder engraved with flowers] measuring15x25 cm, with 12 folios containing 35 photos measuring 9x9 cm.

# 6 Album Kodak, Ltd. Series H. [half calf by Kodak] measuring 26x19 cm, with 24 folios containing 79 photos measuring 8.5x10.5 cm.

# 7 Album «Kodak Souvenirs» [Kodak full red Morocco] measuring 26x19 cm, with 24 folios containing 73 photos measuring 8x10 cm.

Four photo reproductions with the note Chamusca Nova, Ano IV, nº 10, 13, 17 e 18,and the captions: Rapariga do Ribatejo, Campino [on horseback], Oliveiras velhas, Lavadeiras no Tejo.   

Referência: 1912JC002
Local: M-8-E


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters