RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MORAIS SILVA. (António de) e José Pedro Machado. GRANDE DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA.

10ª Edição revista, corrigida, muito aumentada e actualizada segundo as regras do acordo ortográfico luso-brasileiro de 10 de Agosto de 1945 por Augusto Moreno, Cardoso Júnior e José Pedro Machado. Editorial Confluência. Lisboa. 1948-1959.

12 volumes. De 27x19 cm. Encadernação do editor com a lombada em pele, com ferros a ouro.

Esta edição constitui até ao momento, a mais importante realização da dicionarística portuguesa. Foi levada a cabo por Augusto Moreno (1870-1955), José Francisco Cardoso Júnior (1884-1969, que teve também a seu cargo a Secção Lexicográfica da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira) e José Pedro Machado (1914-2005, que tem sido o mais operoso dicionarista português do século XX).

Retoma o trabalho de Morais Silva, cuja primeira versão é de 1789, mas adiciona, a informação da maior parte do léxico corrente. Colige 306.949 entradas, e assume-se como um dicionário geral da língua portuguesa, transformando os dois volumes da obra original em doze. Oferece ainda a mais completa análise de acepções e a mais extensa recolha de "unidades vocabulares compostas", conjuntos locucionais, sintagmas fixos, formas proverbiais, etc..

O XII volume compõe-se de uma "Adenda" onde se reedita o Epítome de Gramática Portuguesa de António de Morais Silva, seguido do texto do Acordo Ortográfico de 1945 e de uma série de vocabulários com destaque para o Vocabulário Onomástico e para uma Adenda de Novos Vocábulos e Sentidos Novos em Vocábulos Registados.

A obra esgotou-se com relativa rapidez no mercado livreiro (teve uma tiragem de 5.000 exemplares) e não foi reeditada.” Informação coligida a partir de “DICIONÁRIOS PORTUGUESES, BREVE HISTÓRIA” por Telmo Verdelho da Universidade de Aveiro.

O Dicionário Etimológico é louvado por Gunnar Tilander: «a solidez, a riqueza e a cuidada exactidão da vossa gigantesca obra:»

Esta obra pesa mais de 21 Kg. e está sujeita a cobrança de portes adicionais. / This work weighs more than 21 Kg. and is subject to extra shipping charges.

Referência: 1911PG025
Local: I-107-E-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters