RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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A.P.D.G. SKETCHES OF PORTUGUESE LIFE, MANNERS, COSTUME, AND CHARACTER.

Illustrated by twenty coloured plates. BY A.P.D.G. LONDON: PRINTED FOR Geo. B. WHITTAKER, Ave-Maria Lane. 1826. [London: Printed by R. Gilbert, St. John’s Square]. Londres. 1826.

In 8º grande [de 21,5x14 cm] com xxv, [1], 364 págs.

Encadernação da época com lombada e pequenos cantos em pele, com as pastas em papel decorativo também da época.

Exemplar com leve oxidação própria do papel e um título de posse contemporâneo na folha de guarda anterior: «Rob Munard».

Ilustrado com 20 águas-tintas coloridas, 1 gravura a preto e branco extratexto, 2 gravuras no texto.

Obra de referência da temática “Estrangeiros sobre Portugal”, muito apreciada entre nós pelas suas gravuras e pioneira da arte da caricatura.

As gravuras coloridas são todas desenhadas pelo autor, excepto as três referentes às execuções civis e militares. Apesar de declarar ter sido testemunha ocular das mesmas (vd. página xi da Introdução), o autor declina a autoria destes desenhos.

A obra foi publicada apenas com as iniciais A.P.D.G., e até à data ainda não foi possível identificar o nome do autor. Na Introdução refere que começou a trabalhar em 1793, com 20 anos, como funcionário público em Portugal, tendo regressado a Inglaterra em 1804. Em 1809 foi convidado a integrar o Departamento de Aprovisionamento do exército inglês na altura sediado em Lisboa, tendo então regressado. Permaneceu em Portugal até pouco antes de este livro ser escrito e publicado (vd. página vii da Introdução).

Obra muito bem sistematizada, com um índice dos conteúdos de todos os capítulos, cada um com a sua temática, colocado logo após a Introdução. Segue-se uma informação ao encadernador sobre o local da paginação onde deverá colocar cada gravura. No início de cada capítulo encontra-se o resumo de temas que consta do índice. A obra tem várias referências ao Rio de Janeiro e ao Brasil, sobretudo em dois capítulos (Cap. IX, págs. 175 a 183 e Cap. XVII págs. 297 a 314).

O autor reserva capítulos inteiramente dedicados a diversos aspectos da vida e cultura portuguesas da época, da política à sociologia, passando pela religião e pelas artes, nomeadamente:

- A escravatura no Brasil e em Portugal e a vida quotidiana e festividades dos negros em Lisboa e no Rio de Janeiro.

- O julgamento e a execução de Gomes Freire de Andrade e de outros patriotas portugueses do qual este é o único relato testemunhal conhecido.

- A vida e o trabalho dos camponeses da região de Lisboa (os “Saloios”) e a sua importância na defesa de Lisboa quando da última invasão francesa.

- A conquista do comércio do Oriente com um estudo da vida de D. João Castro, que foi o quarto Vice-Rei da Índia e que, nesta época, era um herói muito apreciado tanto por portugueses como por ingleses.

- Os transportes fluviais e terrestres em Lisboa.

- A música e os grandes compositores portugueses contemporâneos.

- A Corte Portuguesa e a sua capital no Rio de Janeiro, entre outros.

Em resumo e de acordo com Borba de Morais “O autor desta obra satiriza o estilo de vida portuguesa em Lisboa e no Rio de Janeiro da maneira mais divertida possível. A partir de desenhos do autor, as pranchas são caricaturas ― com a excepção de três que tratam de execuções civis e militares […]. São descritas as maneiras e costumes, a religião, a Corte, o exército, as instituições civis, os negros de Lisboa e do Brasil, os trabalhadores do campo, os produtos do país e a conspiração de 1817. É dada uma pitoresca descrição tanto de Lisboa quanto do Rio de Janeiro e, a despeito de sua manifesta intenção em satirizar, o livro fornece um retrato vívido dos dois países à época ao tempo do príncipe regente D. João VI. Este é livro bastante procurado.”

As gravuras coloridas, de cariz caricatural, foram desenhadas ao vivo numa data anterior ao texto ― segundo informa o autor na sua Introdução ― e posteriormente a obra foi elaborada em torno da explicação das 17 gravuras iniciais. Antes da publicação o autor alargou a obra com a junção das 3 gravuras das execuções civis e militares. Trata-se portanto de uma iconografia local, ao estilo de uma «banda desenhada», que se destinava a ser exibida e comentada e, provavelmente, projectada com as belas cores das suas aguarelas.

As gravuras representam o seguinte:

1. Costumes de Lisboa ou cena da vida quotidiana nas ruas de Lisboa, colocada em anterrosto. Título no índice: «Costumes of Lisbon». Título na gravura: «Street Scene in Lisbon».

2. Cais de Belém com a saída dos passageiros. Título no índice: «Quay at Belem». Título na gravura: «Landing Place at Belém».

3. Barcos descarregando palha. Apresenta a raríssima representação de um Barco-de-Riba-Tejo, ou Moleta do Tejo com as suas cores originais. Ao lado deste as negras estão vazando no rio os seus potes com imundícies. (vide: Caderno de todos os Barcos do Tejo, de 1785) Título no índice: «Straw boats unloading». Título na gravura: «Straw boat unloading. Black women emptying their pots».

4. Os banhos de mar no rio Tejo nas jangadas flutuantes aí instaladas. Título no índice: «Party bathing in the Tagus». Título na gravura: «Bading in the Tagus».

5. Festividades do dia de Todos os Santos e exposição de restos mortais no Convento de São João de Deus. Título no índice: «All Souls Day ― Exhibition of Saints in the Convent of S. Joaõ de Deos». Título na gravura: «Day of all Saints in the Convent of St. Joáo de Deos».

6. Procissão do Senhor dos Passos da Graça. Título no índice e na gravura: «Procession of the Senhor dos Paços da Graça».

7. Procissão de Santo António. Título no índice: «S. Francisco de Paula, in the Procession of S. Antonio». Título na gravura: «St. Francisco in the Procession of St. Antonio».

8. Sege, ou cadeirinha de Lisboa com rodas, também conhecida na cidade e descrita nesta obra como uma «traquitana». Trata-se de uma conhecidíssima gravura de Lisboa e dos seus transportes na época. Título no índice: «Segé, or Lisbon Chaise». Título na gravura: «A Lisbon Chair (SEGE)».

9. A Sala do Trono no Rio de Janeiro, Brasil, com Dom João VI recebendo em audiência. Título no índice: «Don Joaõ VI"s Court-Day at Rio de Janeiro». Título na gravura: Court Day at Rio.

10. Uma festa na cidade do Rio de Janeiro. Título no índice: «Party at Rio». Título na gravura: Party at Rio de Janeiro. A Castrate Singing.

Segue-se a partitura da Modinha do famoso compositor Vidigal. Título no índice: «Modinha of the famous Vidigal». Título na gravura: Vedegal’s Modinha of “Cruel Saudade”.

11. Um funeral português. Título no índice: «A Portuguese Funeral». Título na gravura: An Internment.

12. Um fuzilamento militar em Portugal. Título no índice: «Portuguese Military Execution». Título na gravura: Military Execution.

13. Uma patrulha da cavalaria portuguesa. Título no índice: «Patrol of Portuguese Cavalry». Título na gravura: Portuguese Dragons.

14. Negros dançando nas ruas de Lisboa, pedindo para as Festas de Nossa Senhora da Atalaia.Título no índice: «Negroes begging for the festival of N.S. d"Atalaya». Título na gravura: Begging for the festival of N.S. d"Atalaya.

15. O Mercado de Escravos no Rio de Janeiro onde se podem ver os negreiros negociando um escravo. Título no índice: «Slave Shop at Rio de Janeiro». Título na gravura: Slave Shop at Rio. A Minas merchant bargaining.

16. Uma saloia (mulher camponesa) vendendo fruta. Título no índice: «Saloia (female Peasant) hawking Fruit». Título na gravura: A Saloia retailing fruit.

17. Saloios regressando do Mercado. Título no índice: «Saloios returning from Market». Título na gravura: Going home from the Lisbon Market.

18. Camponeses da Foz de Arouce, na província da Beira. Título no índice: «Peasants of Foz de Arouce ― Prov. of Beira». Título na gravura: Province of Baija. Inhabitants of Foz de Arouçé, d’aprés nature.

19. Execução dos conspiradores de 1817 (1ª gravura). Título no índice: «Execution of the Conspirators of 1817 ― Nº1». Título na gravura: Execution of the Conspirators. Plate 1st.

20. Execução dos conspiradores de 1817 (2ª gravura): Título no índice: «Execution of the Conspirators of 1817 ― Nº2». Título na gravura: Execution of the Conspirators. Plate 2nd.

21. Gravura no texto (pág. 123): Reprodução do desenho existente no altar da Igreja de S. Tomé em Meliapor, na Índia, e que terá sido desenhado e gravado no mármore pelo próprio apóstolo.

23. Gravura no texto: Urna, pequena ilustração na página 245.

 Dim.: In 8º 21.5x14 cm with xxv, [1], 364 pp.

Binding: Contemporary half calf with gilt tools on spine and boards covered with contemporary marbled decorative paper.

Copy with slight foxing and contemporary ownership signature on the front free endpaper: «Rob Munard».

Illustrated hors text with 20 coloured aquatint engravings and one in black and white, plus 2 engravings in text.

A work of reference of the theme “Foreigners about Portugal”, greatly appreciated in Portugal and also a pioneer of the art of caricature.

The colour plates are all drawn by the author, except the three referring to civil and military executions. Although he states having witnessed himself those events (vd. p. xi of Introduction), the author declines their authorship.

The work was published under the initials A.P.D.G., and the name of the author is yet to be identified. In the Introduction it is mentioned that he started working in 1793, being 20 years old, as a civil servant in Portugal, having returned to England in 1804. In 1809 he was invited to join the victualling department of the British army then in Portugal and he returned to the kingdom. He stayed in Portugal until a short time before this book was written and published (vd. p. vii of Introduction).

This work is very well systematised, with an index of the contents of all the chapters, each one with its own theme, placed right after the Introduction. This is followed by an information to the binder about the place where each engraving should be placed. At the beginning of each chapter there is the same summary of themes as in the index. The work has several mentions of Rio de Janeiro and Brazil, mainly in two chapters (Ch. IX, pp. 175 through 183 and Chy. XVII pi. 297 through 314).

The author presents chapters entirely devoted to various aspects of Portuguese life and culture at the time, from politics to sociology, religion and the arts, namely, among others:

- Slavery in Brazil and Portugal and the daily life and festivities of black people in Lisbon and Rio de Janeiro.

- The trial and execution of Gomes Freire de Andrade and other Portuguese patriots of which this is the only known testimonial account.

- The life and work of the peasants of the Lisbon region (the 'Saloios') and their importance in defending Lisbon during the last French invasion.

- The conquest of the trade of the East with a study of the life of D. João Castro, who was the fourth viceroy of India and who, at that time, was a hero cherished by both Portuguese and English.

- River and land transportation in Lisbon.

- Music and the great contemporary Portuguese composers.

- The Portuguese Royal Court and its capital in Rio de Janeiro.

In summary and according to Borba de Morais 'The author of this work satirizes the Portuguese lifestyle in Lisbon and Rio de Janeiro in the most amusing way possible. From the author"s drawings, the boards are caricatures - with the exception of three that deal with civil and military executions [...]. They describe the manners and customs, religion, the Court, the army, civil institutions, the blacks of Lisbon and Brazil, the country"s workers, the country"s products and the conspiracy of 1817. A picturesque description is given of both Lisbon and Rio de Janeiro and, despite its manifest intention to satirize, the book provides a vivid portrait of the two countries at the time of the Prince Regent D. João VI. This is a much sought after book”.

The caricatured coloured prints were drawn live before the text - as the author informs in his Introduction - and later the work was elaborated around the explanation of the 17 initial prints. Before publication, the author extended the work by joining the 3 engravings of civil and military executions. It is therefore a local iconography, in the style of a 'comic strip', which was intended to be displayed and commented on and probably projected with the beautiful colours of its watercolours.

Referências bibliográficas/Bibliographic References: Duarte Sousa, II, 3 (refere apenas 17 gravuras); Abbey Travel, 141; Colas, 2750; Martin Hardie, p.145; Prideaux, p.319; Tooley, 453; Bobins 1036; Borba de Moraes vol. 2, 813.


Temáticas

Referência: 1905JC004
Local: PCS1

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