RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



JARDIM DE VILHENA. (Ernesto) QUESTÕES COLONIAES.

Discursos e artigos. Editor: o Auctor. Composto e Impresso na Typ. do Annuario Commercial. Lisboa 1910.

De 21x13 cm. Com xi, 406, [ii] págs. Brochado.

Exemplar com carimbos oleográficos na folha de anterrosto e na folha de rosto: «Pertence a Estolano Dias Ribeiro, Lisboa.»

Foi publicado um segundo volume com outros estudos. 

Reune estudos publicados no Diário Popular e no Jornal das Colónias e discursos proferido na Câmara dos Deputados, com os seguintes títulos: A questão do alcool em Angola - Açucares coloniais; A proposito de creditos especiais para Angola; O tratado com o Transvaal; A autonomia de Moçambique; Esboço de um programa colonial; Apuramento. 

O autor considera a situação dos territórios do ultramar: «excepcionalmente melindrosa, porque ... se tem agravado sucessivamente em consequência da mediocridade, das flutuações, da incoerência, da desordem mesmo, da nossa política continental. 

Valioso conjunto de estudos sobre a política colonial de Portugal, em geral e relativamente a Angola e especialmente a Moçambique, que é objecto do mais extenso estudo deste volume sobre o Tratado com o Transvaal.     

Ernesto Jardim de Vilhena (Ferreira do Alentejo 1876 - Lisboa 1967) Oficial da Armada, foi administrador colonial, deputado durante a Monarquia, aderiu ao Partido Democrático de Afonso Costa, foi Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa dese 1911, Ministro das Colónias e dos Negócios Estrangeiros, Presidente do Banco Burnay, em 1917, fundou a Companhia de Diamentes de Angola e foi seu Presidente até 8 de agosto de 1966. Foi igualmente um dos maiores coleccionadores de portugal tendo reunido um impressionante acervo de obras de arte, que os seus herdeiros doaram ao Estado e uma magnífica colecção de livros raros.      

Referência: 1902PG005
Local: I-106-E-21


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters