RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FREIRE DE ANDRADE. (Alfredo Augusto) RELATORIOS SOBRE MOÇAMBIQUE.

Imprensa Nacional. Lourenço Marques. 1907-1910.

5 Volumes de 24x16,5 cm. com xiv, 298, xiv, 63; 458, xix, [ii]; 389, [xviii], 27; 363, xiii, 95; 414, x págs. Encadernações da época com lombadas em pele e ferros a ouro. Não preserva as capas de brochura.

Ilustrado com fotografias no texto e em extratexto sobre, que registam as obras públicas executadas no território, os edíficios, caminhos de ferro, estações, portos, estradas, instalações fabris, explorações agrícolas, escolas do Estado e das missões católicas. Apresenta grande número de quadros estatísticos no texto, alguns em folhas desdobráveis.

Inclui também os seguintes gráficos e cartas geográficas a cores, extratexto, em folhas desdobráveis de grandes dimensões: no 1º volume: diagrama da média das chuvas em Quelimane, planta das concessões situadas nas margens do Limpopo, esboço das circunscrições de Gaza, no 2º volume: 3 gráficos das receitas dos caminhos de ferro, mapa com os caminhos de ferros da áfrica do sul, no 3º volume: planta do canal para a ligação do rio Zambeze com o rio Qua-Qua (escala e 1:40 000) e no 5º volume: carta dos caminhos de ferro da áfrica do sul (escala 1:3 500 000).

Exemplar com carimbo oleográfico nas folhas de guarda dos primeiros 4 volumes: «Pertence a Estolano Dias Ribeiro, Lisboa», o 5º volume apresenta carimbos oleográficos, do Arquivo do Ministério das Colónias e de oferta da mesma instituição, na folha de rosto. O 1º volume apresenta também uma assinatura de posse na folha de rosto e a anotação: confidencial.

1ª edição, muito rara quando completa, deste conjunto de pormenorizados relatórios anuais do exercício de funções pelo último governador da Monarquia, com um dos mais ricos conjuntos de dados estatísticos sobre Moçambique jamais publicados. Está enriquecida com a separata do IV volume páginas 181 a 273, com capas de brochura e folhas de rosto próprias, encadernada juntamente com o referido volume, com o relato da viagem fluvial no rio Zambeze, ultrapassando os rápidos de Cabora Bassa.

Pélissier classifica esta obra de Monumental. É uma fonte de extraordinária importância para a história da formação de Moçambique, da colonização portuguesa e para o conhecimento da geografia, da agricultura, da economia e da administração do estado e das companhias magestáticas.

Alfredo Augusto Freire de Andrade (Figueira da Foz 1859 - Lisboa 1929) General, da arma de engenharia do Exército Português, administrador colonial e político, que exerceu, entre outras, as funções de Professor da Escola do Exército, da Escola Politécnica. Chefe de gabinte de António Enes (1894-1895), Governador Geral de Moçamnbique (1906-19010), Director Geral das Colónias (1911-1913) e Ministro dos Negócios Estrangeiros, (1914).

Mário Costa. Bibliografia Geral de Moçambique. Agência Geral das Colónias. 1946. p. 30.

René Pélissier. História de Moçambique. Formação e Oposição. Editorial Estampa. 1988. II, 513

Referência: 1902PG004
Local: M-1-E-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters