RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TEIVE. (Diogo de) TRAGÉDIA DO PRÍNCIPE JOÃO. [1.ª EDIÇÃO]

Nair de Nazaré Castro Soares. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. 1977.

De 23x17,5 cm. Com xvi, 341, [iii] págs. Encadernação com a lombada e cantos em pele com nervos e ferros a ouro. Ilustrado com o retrato do princípe D. João em extratexto sobre papel couché. 

Exemplar com dedicatória da Nair Nazaré de Castro Soares ao Prof. José Hermano Saraiva, na folha de rosto e com o ex-libris do homenageado colado no interior da encadernação. 

Cuidada edição bilingue, de uma tragédia escrita em versos latinos, (que se apresentam nas páginas da esquerda) por Diogo de Teive, com a tradução em português, nas páginas do lado direito. Os textos são antecedidos por um pormenorizado e rigoroso estudo, nas primeiras 140 páginas.

Considerada uma obra prima do teatro quinhentista português em língua latina, nela são representados os acontecimentos que ocorreram na corte portuguesa, com a morte por doença do Príncipe D. João, (Évora 1537 - Lisboa 2 de Janeiro de 1554) ainda adolescente. Era o único herdeiro do rei D. João III e na sua curta vida granjeou a admiração geral devido à sua cultura e disposição para o elevado destino que o esperava.
Quando morreu aos 16 anos, já estava casado há dois anos com D. Joana de Austria, filha do rei D. Filipe II de Espanha e esta esperava um filho, que nasceu 18 dias depois a 20 de Janeiro de 1554, e seria o futuro rei D. Sebastião. 

Na tragédia é retratado o ambiente de tristeza e choque causados pela morte do Príncipe e a acção decorre pontuada pela premonição dos perigos a que ficaria exposto Portugal, sem herdeiros que garantissem a existência de um rei português.             

Referência: 1901PG048
Local: I-106-C-8


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters