RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MELO E MENEZES. (Diogo de) NOVO EPITOME DE GRAMMATICA LATINA MODERNA,

OU VERDADEIRO METHODO DE ENSINAR LATIM A HUM PRINCIPIANTE, QUE AO MUITO ALTO, E PODEROSO PRINCIPE D. JOAÕ, NOSSO SENHOR, PARA O USO DO SERENISSIMO PRINCIPE DA BEIRA, C. D. O. Fr. DIOGO DE MELLO E MENESES, Monge de S. Jeronymo em o Real Mosteyro de Belem, e Professor Regio da Lingua Latina. [Armas Reais de D. Maria I.]. LISBOA: NA OFFIC. DE ANTONIO RODRIGUES GALHARDO, Impressor da Serenissima Casa do Infantado. ANNO M. DCC. XCV. [1795]. Com Licença.

In 8º de 17,3x11,7 cm. Com 117, [i] págs. Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada e com rótulo verde.

Impressão muito nítida e elegante sobre papel de linho muito encorpado e sonante, com caracteres itálicos na dedicatória, nas citações latinas e caracteres redondos de dois tamanhos (um deles quase microscópio), na maior parte do texto. Apresenta gravura das armas Reais de Portugal ao centro da folha de rosto. As páginas 3 e 4 contêm a dedicatória e as páginas 5 e 6 o prólogo e a página final sem numeração as erratas.

1ª Edição rara desta gramática dedicada ao Príncipe da Beira, futuro rei D. João VI. O autor foi reimprimindo esta obra em sucessivas edições, nos anos de 1803, 1823, 1835, tendo sido editada no Rio de Janeiro em 1817, em 1885 foi publicada nova edição destinada aos alunos da Real Casa

Obra de elevado nível científico e pedagógico, que propõe novos métodos de exposição e de ensino da gramática e que foi alvo de elogios por diversos autores estrangeiros, mas recebeu grande contestação em Portugal. Muito importante para o estudo da língua portuguesa e da evolução dos métodos de ensino.

Fr. Diogo de Melo e Meneses (Morilhe 1751 - Lisboa 1847) Monge de S. Jerónimo, professor Régio de Gramática Latina no Mosteiro de Belém. Escreveu também duas obras contra os seus críticos, publicadas em Lisboa, 1800 e em Madrid 1807. Inocêncio II, 163-164. IX, 126.

 

Referência: 1901PG016
Local: M-3-D-50


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters