RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTRO. (Nuno de) A PORCELANA CHINESA AO TEMPO DO IMPÉRIO/ CHINESE PORCELAIN AT THE TIME OF THE EMPIRE.

Portugal/Brasil. ACD Editores. 2007.

De 31x25 cm. Com 399 págs. Profusamente ilustrado.

Encadernação do editor com sobrecapa de protecção.

Exemplar número 1544 de uma tiragem não justificada, assinado pelo autor.

Álbum de vulgarização histórica e cultural afecto ao arrolamento e estudo descritivo de vários serviços de porcelanas chinesas com brasões e heráldica religiosa portuguesa, encomendadas entre os séculos XVI e XIX, e pertencentes a coleccionadores portugueses e brasileiros.

Contém um extenso estudo introdutório em que são tratados vários aspectos da História da China (Cronologia, Províncias, Dinastias), seguido de um resumo sobre a evolução das rotas comerciais entre a Europa e a Ásia, da rota da seda à grande revolução comercial do século XVIII, confrontando fontes e teses. Descreve ainda os contornos da chegada e estabelecimento de europeus em território chinês, mormente dos portugueses, espanhóis, ingleses, holandeses, franceses, dinamarqueses, suecos e americanos.

Consagra ainda parte do estudo à descrição da História do Brasil e do comércio de porcelanas chinesas antes e após a Independência de 1822.

O arrolamento abrange serviços das dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911) com motivos portugueses e brasileiros ao tempo do Império e após a independência do Brasil em 1822, apresentando porcelanas com inscrições em português, monogramas portugueses e brasileiros, com o Brasão de D. Pedro I, paisagens, figuras e serviços diversos da Casa Real. Compreende ainda vários serviços com heráldica e iconografia religiosa diversa, encomendadas por elementos da Companhia de Jesus, do Convento do Monte do Carmo de Lisboa, da Ordem de Santo Agostinho, de São Domingos e São Francisco.

Fornece numerosos dados biográficos, técnicos e históricos de grande interesse para coleccionadores e estudiosos do foro.

Referência: 1901JR012
Local: I-19-A-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters