RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BONANÇA. (João) HISTORIA DA LUZITANIA E DA IBERIA.

Desde os tempos primitivos ao estabelecimento definitivo do dominio Romano. Parte fundada em documentos até ao presente indecifraveis. Obra illustrada de muitas gravuras de plantas e animaes das eras geologicas dos primeiros productos da industria humana e das primitivas moedas Hispanicas; Dos duzentos caracteres do alphabeto Luziberico e de um amplo mappa geographico da Hispanha antiga contendo consideravel numero de povoações mais do que as inscriptas nos mappas até agora publicados e do que as mencionadas pelos antigos escriptores. Por… Volume I. [e único publicado]. Empresa da Historia da Luzitania e da Iberia. Imprensa Nacional. Lisboa. M DCCC XCI. [1891].

De 29x20 cm. Com 900 págs. Brochado.

Muito ilustrado com 5 extratextos sobre papel couché e 52 gravuras no texto. Rosto a preto e a vermelho.

2ª edição, a capa de brochura posterior apresenta um pormenorizado anúncio do conteúdo dos volumes segundo e terceiro da obra, que não chegaram a ser publicados.

João Bonança (Lagos 1836-Lisboa 1924) foi jornalista, político e escritor, amigo de Herculano e relacionado com membros da Geração de 70, defendeu a abolição da pena de morte. Integrou o directório do Partido Republicano e candidatou-se à Presidência da República em 1911.

Segundo as suas palavras quis: «Escrever uma história de Portugal à grande luz da crítica scientifica com todos os elementos, que actualmente proporcionam ao homem estudioso as sciencias modernas» Nela afirma: «Mostramos geológicamente que a nacionalidade portuguesa tem a sua razão de ser numa distinção de raça e anthropológicamente que a primitiva raça luzitanica se tem continuado atravez dos seculos e persiste na actual família portugueza».

Apresenta uma proposta de decifração dos alfabetos das antigas línguas ibéricas.

Obra dividida em 6 livros com número variável de capítulos. O 1º Livro abrange a Historia do globo terrestre desde a sua origem até à distribuição climática dos animaes e plantas; o 2º Livro - A Europa durante a era glaciária: constituição das raças e línguas europeias; 3º Livro - Constituição definitiva da Península Hispânica. 4º Livro - Águas mineromedicinaes. 5º Livro - Flora Luziberica; 6ª Livro - Fauna Luziberica.

Minuciosa recensão por José Leite de Vasconcelos. «A Historia Luso Ibérica do Sr. João Bonança in O Repórter nº109, 13-04-1888, p.1-2», em que o sábio autor discorda de algumas posições de Bonança.

Com base no facto de ser o autor desta obra foi nomeado por Teófilo Braga para receber o prémio Nobel, em 1907.

Inocêncio X, 195. Refere que a obra está em vias de ser publicada com um subsídio aprovado com um parecer positivo da Academia das Ciências de Lisboa. 

Referência: 1812PG054
Local: I-18-A-4


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters