RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ROCHA PITTA. (Sebastião da) HISTORIA DA AMERICA PORTUGUEZA,

Desde o anno de Mil e Quinhentos do seu Descobrimento até o de Mil e Setecentos e Vinte e Quatro. Offerecida Á Magestade Augusta Del-Rei D. João V, Nosso Senhor. Composta por Sebastião da Rocha Pitta. Fidalgo da Casa de Sua Magestade, Cavalleiro professo da Ordem de Christo, Coronel do Regimento de Infanteria da Ordenança da Cidade da Bahia e dos Privilegios d"ella e Academico supranumerario da Academia Real da Historia Portugueza. Segunda Edição Revista e annotada por J. G. Goes Official da Bibliotheca Nacional de Lisboa. Ornada com seis Bellas Gravuras e um Mapa. Francisco Arthur da Silva Editor. Lisboa. M. DCCC. LXXX. [1880].

De 26,2x17,5 cm. Com xxviii, 404 págs.

Encadernação da época com a lombada em pele com ferros a ouro.

Ilustrada, em extratexto, com 6 gravuras desenhadas por A. Januário Correia e gravadas por D. José Severini e um mapa do Brasil heliogravado por J. Leipold (director da officina da gravura das notas do Banco de Portugal) e editado por F. A. da Silva.

Exemplar com etiqueta da Oficina de Encadernação Santos & Alves de Lisboa, na pasta anterior. Apresenta restauro grosseiro na margem direita da folha de rosto, sem atingir a mancha gráfica e leve acidez própria da qualidade do papel ao longo do texto.

Nas páginas preliminares contém: A quem ler e Notícia biográfica, escritas para esta 2ª edição pelo revisor e anotador e a transcrição das peças preliminares da 1ª edição publicada em 1730, ou seja, a dedicatória a D. João V, o Prólogo, Advertências e as licenças. A partir de página 331 até ao fim inclui todas as peças da 1ª edição, ou seja, a protestação, relações dos governadores das províncias e praças-fortes, das pessoas naturais do Brasil que exerceram dignidades e governos eclesiásticos e seculares, índice das cousas notáveis (constituído com as cotas marginais da 1ª edição), notas da 2ª edição e índice geral.

Bela e esmerada edição cuidadosamente impressa sobre papel de linho, ornamentada com cabeções, com motivos florais, iniciais decoradas e florões de remate.

2ª Edição muito rara da primeira história do Brasil, fonte histórica muito importante e notável obra literária do período barroco da Literatura Portuguesa. O escritor brasileiro Pereira da Silva, biógrafo do autor, considera: «obra muito preciosa e muito necessaria para todos os Brasileiros que quiserem saber a história do seu país. Rocha Pitta é considerado um historiador muito imparcial, que descreve os acontecimentos de forma fundamentada em pormenorizadas investigações e informações seguras.

Sebastião da Rocha Pitta (Baía 1660 - 1738) Bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra, foi poeta e historiador. A sua obra mais notável é a História do Brasil que lhe valeu a aprovação da Academia Portuguesa de História e a admissão como sócio supranumerário nessa instituição, assim como a mercê de fidalgo da Casa Real

Referência: 1810PG066
Local: M-4-C-40


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters