RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CARDOSO. (José) OPÚSCULOS...

Edições APPACDM Distrital de Braga. Braga. 1995.

Obra em 5 Volumes de 24x16 cm. Com 385, 358, 408, 430 e 210 págs. Brochados.

Exemplar com dedicatórias manuscritas do autor à Prof.ª Dr.ª Maria Helena Ureña Prieto, sobre as folhas de anterrosto dos cinco volumes.

Colectânea de pequenos estudos, ensaios breves e equacionamentos de problemas de interesse local, regional e nacional, que começaram por ser publicados em jornais e revistas dos anos 50, 60 e 70 ou até lidos na «Rádio-Altitude», na cidade da Guarda.

O primeiro volume condensa diversos elementos para o estudo da história da criação e funcionamento da Escola Técnica da Guarda, da educação feminina no distrito, a que se juntam notas sobre o ensino do português na formação do aluno, nótulas de sintaxe grega, anotações a Fernão Lopes, nótulas e bibliografia sobre Paulo Osório e ainda um glossário sobre a semana santa.

O segundo volume apresenta notas biográficas sobre S. Geraldo; S. Frutuoso; Senhorinha de Basto, monja do século X; D. Frei Bartolomeu dos Mártires; Beato Miguel de Carvalho; Ambrósio, Bispo de Milão; seguidas de subsídios para o estudo da linguagem de S. Lucas.

O terceiro volume encerra textos e anotações a respeito do teatro de Luís Vaz de Camões; uma antologia de Carmes Buranos; notas sobre os humanistas Fernão de Oliveira, Garcia de Orta e Duarte Pacheco Pereira; um estudo sobre a vida e obra de Teócrito, a tradução da écloga lírica Idílio, seguida de um comentário filológico e literário; Excertos do Tratado da Páscoa, do Tratado do Génesis, Tratado do Primeiro Salmo, Tratado do Salmo Terceiro e Tratado do Para o Povo, de Prisciliano; Alguns elementos para um retrato de Marcial, autor clássico; e textos de D. Miguel da Silva.

No quarto volume reúnem-se uma Antologia Orosiana; A tradução da História das Guerras da Ibéria, de Apiano de Alexandria; três artigos sobre D. Frei Caetano Brandão, centrando-se no estudo da anatomia, cirurgia e farmácia em Braga, no carácter pioneiro da sua obra em Portugal e nas visitações deste na Arquidiocese de Braga; traduções de Teócrito e Eurípides; por fim, subsídios para uma antologia de poetas líricos gregos vertidos para português.

Por último, no quinto volume reúnem-se apontamentos sobre a Escola Prática de Agricultura em Braga, um apanhado de estudos sobre problemas locais, vários apontamentos sobre pedagogia, filosofia, literatura e política.

A sua publicação surge de uma iniciativa do comendador Félix Ribeiro, fundador da delegação da APPACDM e grande mecenas da cultura em Braga.

Referência: 1809JR010
Local: I-14-A-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters