RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



EXPOSIÇÃO DE ALFAIA AGRICOLAS NA REAL TAPADA DA AJUDA EM 1898, DOCUMENTOS.

Introducção, programma, regulamento, jurys, catalogo illustrado, lista dos premiados e opinião da imprensa. Commemoração do Quarto Centenário do Descobrimento do Caminho Marítimo da Índia. Real Associação Central da Agricultura Portugueza. Imprensa Nacional. Lisboa. 1898.

De 25x17 cm. Com 296 págs. Brochado.

Ilustrado em extratexto com uma gravura em folha dupla do Pavilhão Real de Exposições da Tapada da Ajuda, assinada por Alberto, e no texto com cerca de 100 fotografias de aspectos da exposição e de todo o tipo de maquinaria agrícola da época: charruas, arados, ceifeiras, debulhadoras, esmagadores e prensas, bombas de trasfega de todos os tipos, entre outras.

Exemplar por abrir, preserva as capas de brochura ilustradas por Vaz, em bom estado de conservação, com uma etiqueta de biblioteca com a cota 411 à cabeça da folha de rosto e outra na lombada, com a cota 350 e carimbo de oferta da Sociedade de Geografia de Lisboa, também na folha de rosto e que se repete na página 17.

A Direcção da Real Associação Central da Agricultura Portugueza era constituída por Henrique de Mendia, Presidente; Carlos Augusto Borges de Sousa, Vice Presidente; João Alves de Almeida Araújo, Tesoureiro; Cincinnato da Costa; José Maria dos Santos; Sertório do Monte Pereira; e D. Luís de Castro, Secretário. 

Além do que é anunciado na folha de rosto, contém ainda: introdução; convite aos potenciais participantes; lista nominal da Comissão Organizadora da Exposição; estudos; descrições das cerimónias de abertura e da sessão solene de distribuição de prémios, com as transcrições dos discursos nelas pronunciados, nomeadamente pelo Conde de Bertiandos e pelo Rei D. Carlos I.  

Fonte muito importante para o estudo da agricultura portuguesa no século XIX e das tentativas de modernização realizadas no período final dessa centúria, com a introdução do material mais moderno existente à época, para investigação, experimentação e para os trabalhos agrícolas. Tem também valor etnográfico, pois nela foram expostas todas as alfaias tradicionais que estavam ainda em uso no país.


Temáticas

Referência: 1809JC003
Local: I-105-G-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters