RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CÔRTES-RODRIGUES. (Armando César) CANCIONEIRO GERAL DOS AÇORES.

Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Angra do Heroismo. 1982.

3 volumes de 21x14,5 cm. Com 471, 536; 458 págs. Brochado. Exemplar com ex-libris na capa de brochura de cada um dos três volumes.

Cada volume reúne os seguintes temas: Volume I - Deus / Amor / Sentimentos diversos / Saudade / Vida Humana; Volume II - Corpo Humano / Vestuário / Antroponímicas / Mar e Terra / Toponímicas / Meteorológicas / Fauna / Flora; Volume III - Firmamento / Cartas / Tempo / Conceituosas / Diversas / Cantigas de Balho / Balhos.

Armando Cortes-Rodrigues (1891-1971) foi escritor, poeta, dramaturgo, cronista e etnólogo açoriano que se distinguiu pelos seus estudos de etnografia e em particular pela publicação de um Cancioneiro Geral dos Açores e de um Adagiário Popular Açoriano, obras de grande rigor e qualidade.

Integrada no movimento modernista, a sua poesia reflete a influência do paulismo e do simbolismo-decadentismo. A sua obra poética inflectiu posteriormente para um lirismo mais tradicionalista, privilegiando temáticas rurais e religiosas, tendência verificada também no domínio da arte dramática, cultivando um teatro regionalista e de costumes.

Colaborou em A Águia, Orpheu, Exílio e, posteriormente, em Presença, Cadernos de Poesia, Portucale e Atlântico. De volta aos Açores, exerceu a atividade docente, em Ponta Delgada. Na área da etnografia, efetuou importantes recolhas e estudos sobre a literatura oral e popular açoriana.

Referência: 1809GF018
Local: I-11-F-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters