RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SEMINÁRIO (I) INTERNACIONAL

Atas. Município de Cabeceiras de Basto. S./L. [Braga] 2016.

De 30x22 cm. Com 210 págs. Muito Ilustrado. Encadernação do editor.

Colectânea de grande interesse para a história local cabeceirense, em que se reúnem os textos das intervenções e comunicações proferidas no decurso do seminário «A Ordem Beneditina, o Papel dos Mosteiros e o Património da UNESCO", realizado nos dias 4 e 5 de Junho de 2015 na Vila.

A obra organiza-se em cinco partes, ou módulos temáticos, precedidas de textos introdutórios de Francisco Alves, Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e de António Nobre, Director Geral da Cultura do Norte.

Do primeiro módulo, afecto ao título «Mosteiro de S. Miguel de Refojos - História», fazem parte os artigos: «Os Mosteiros Beneditinos na Arquidiocese de Braga na Idade Média», do Cónego José Marques, e «Frei Diogo de Murça e a relação do Mosteiro de S. Miguel de Refojos com a Universidade de Coimbra», de Pedro Vilas Boas Tavares.

Do segundo, denominado «A arte de Curar nos mosteiros e o papel das Boticas» fazem parte os artigos: «As Boticas Conventuais», do Padre José Luís Untoria, e «A Botica do Mosteiro de S. Miguel de Refojos», de Maria Olga Portela Gonçalves e Paz Sequeira.

Do terceiro módulo, denominado «A importância da água e da agricultura no quotidiano dos Mosteiros», fazem parte os artigos «Desenho Hidráulico de uma antiga abadia de matriz Beneditina», de Virgolino Jorge, e «Os Beneditinos como promotores do desenvolvimento da economia local», de Aurélio Oliveira.

O penúltimo módulo, consagrado ao estudo da «Arquitectura Barroca» apresenta quatro artigos: «A Fachada do Mosteiro de S. Miguel de Refojos», de Eduardo Pires de Oliveira, «Nasoni e a Arte do Barroco na Arquitectura do Norte de Portugal», de José Manuel Tedim, «Os Mosteiros Beneditinos em Portugal e no Brasil», de Eugénio de Ávila Lins e, finalmente, «Morte e Renascimento de uma Ordem: os Beneditinos e as Beneditinos em França», de Pierre Kirchner.

Finalmente, o quinto e último módulo afecto às temáticas do «Património e Desenvolvimento», é composto pelos textos «Os novos paradigmas da utilização do Património», de Inês de Amorim, e «Sessão de Encerramento do I Seminário Internacional», de Jorge Oliveira e Francisco Alves.

Referência: 1808JR041
Local: I-3-E-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters