RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GALVÃO. (Henrique) RONDA DE ÁFRICA.

(Outras Terras, Outras Gentes: Viagens em Moçambique). Editorial “Jornal de Notícias”. Porto. Realização de Neogravura Ltda. Lisboa. S.d. [195-].

Obra em 2 volumes de 30x23 cm. Com 609 págs.

Encadernação editorial inteira de pele, guarnecida nas pastas e lombadas com motivos decorativos e títulos aplicados em folha de ouro fino.

Profusamente ilustrados com fotogravuras recolhidas pelo autor na sua incursão por terras africanas, reproduções de mapas, esboços, desenhos e quadros em extratexto, ilustrados por José Américo Pires de Moura e Fortunato Anjos.

Exemplar numerado (Volume I – N.º 1; Volume II – N.º 10) de uma tiragem especial não justificada, reproduzida sobre papel de linho bastante encorpado, com sinais de manuseamento nas capas de encadernação.

Obra evocando a viagem do autor desde o Lobito, em Angola, até Lourenço Marques, actual Maputo, em Moçambique, percorrendo adentro das fronteiras do Mapa Cor-de-rosa, apresentado pela primeira vez aos conferencistas de Berlim, em 1884.

A viagem é toda ela de encantamento, descrevendo o pitoresco das gentes, da paisagem, da fauna e flora africana, traçando um histórico da colonização portuguesa e um retrato extenso da antiga Rodésia, Lourenço Marques e das Províncias de Manica, Sofala, Zambézia, Niassa e do Sul do Save.

Do primeiro Volume constam os seguintes percursos:

Do Lobito a Lourenço Marques através do Mapa Cor de Rosa – Despedida de Angola – Katanga e o Cobre – Vitória Falls – Um Canto da Rodésia – Joanesburgo e a África do Sul – À vista de Lourenço Marques; Lourenço Marques a cidade Vertiginosa – O seu corpo e a sua alma – O Cosmopolitismo de Lourenço Marques – Arredores da Capital: Maputo, Marracuene – Os Sentimentos Portugueses; A Província do Sul do Save – Gentes Rongas – Emigrantes – Paraísos Cinegéticos – Ao Longo do Save até ao Mar – O Arquipélago das Pérolas – Entre Ba-Shopes e Ba-Tongas – O Velho Xai-Xai e a nova João Belo.

Do segundo Volume os seguintes:

A Província de Manica e Sofala, Museu de História de Moçambique – De Sofala ao Monomotapa – Aventureiros, Heróis e Mártires – O Velo D’Oiro – Grandeza e Miséria – Quatro Compartimentos de Turismo – Da Beira a Manica – O Zambeze – Terras de Tete, Angónia, Maravia e Zumbo; A Província da Zambézia – Do Luabo ao Chinde e a Quelimane e do Zambeze ao Rio dos Bons Sinais – Outras Terras Outras Gentes – A Zambézia de Lés a Lés; Na Província do Niassa – De Moma a Kionga por Terras do Litoral – A Ilha de Moçambique e os Arquipélagos Históricos – Os Macondes – de Negomando a Outras Terras … Sem Gentes – Do Ribaué ao Lago Niassa.

Contém apenso um índice das centenas de fotogravuras apresentadas no texto.


Temáticas

Referência: 1807JR009
Local: M-16-B-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters