RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ALMEIDA. (João de) SUL D'ANGOLA.

Relatório de um governo de distrito (1908-1910). Esboço fisiográfico da região. Elementos etnográficos e históricos e dados diversos. Acção militar e administrativa. Progresso moral e material. Economia e fomento. Typ. do annuario Comercial. Lisboa. 1912.

De 30x20 cm. Com xix, 648 págs. Brochado, com danos na lombada.

Ilustrado com mais de 300 fotogravuras no texto e 11 desdobráveis extratexto (máximo 79x50 cm) com cartas geográficas, mapas dos efectivos militares, mapas dos orçamentos gerais da Comissão Municipal do Lubango, esboços de itinerários e de regiões.

Obra impressa em papel couché.

O autor, João de Almeida (Guarda 1873- Lisboa 1953), general do exército, distinguiu-se em diversas campanhas militares em Angola e na administração da região sul da província, que governou com grande brilhantismo e eficiência, tendo sido responsável pela fixação da fronteira meridional de Angola.

É autor de uma vasta obra escrita, em que aborda diversos temas. Sul d"Angola é um detalhado e minuciosos relatório da sua acção como Governador da Huíla, distrito criado havia pouco tempo e que incluía quase todo o sul de Angola. Transcreve relatórios, propostas de regulamentos, correspondência oficial, quadros estatísticos. Louva os colaboradores que o apoiaram nas difíceis actividades, denuncia a legislação desadequada, os entraves da burocracia e da má vontade de funcionários e militares desmotivados. Mas não se limitando aos aspectos da administração civil, das acções militares e da imposição da soberania portuguesa, o autor aproveita para enriquecer a obra com os resultados das suas observações de carácter etnográfico, cultural, descrevendo o clima, o território e as populações. Assim, um escrito que se poderia esperar ser um conjunto de informações de interesse limitado à administração do Estado, acabou por ser um riquíssimo repositório de informações de todas as espécies relativas a uma região pouco conhecida, sobre a qual Portugal tinha estendido a soberania efectiva havia muito pouco tempo.

Obra histórica, imprescindível para o conhecimento de Angola, com um nível de excelência que se iguala ao nível de com que foram exercidas as funções de governador por João de Almeida.

Referência: 1807JC003
Local: I-220-A-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters