RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79716

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SPEER. (Albert) MODERNA ARQUITECTURA ALEMÃ | NEUE DEUTSCHE BAUKUNST. [COM FOLHETO DA EXPOSIÇÃO]

Edição do Inspector Geral do Urbanismo de Berlim  Albert Speer. Prefaciado por Rudolf Wolters. Editorial Volk und Reich, Berlim. 1941 | Herausgegeben vom Generalbauinspektor für die Reichshaupstadt Albert Speer. Dargestellt von Rudolf Wolters. Volk und Reich Verlag. Berlin. 1941.

De 30,5x22 cm. Com 103, [i] págs. Encadernação do editor com lombada em tela e sobrecapa de protecção ilustrada.

Profusamente ilustrado com fotogravuras de página inteira e plantas urbanísticas, ao longo de 80 páginas, produzidas no âmbito do «Programa de Edificações da Grande Alemanha» levado a cabo durante o regime Nazi.

Exemplar com rasgos e falhas de papel na sobrecapa, que se encontra separada em duas metades pela lombada.

Edição bilingue em português e alemão.

Volume realizado no âmbito da exposição Neue Deutsche Baukunst | Nova Arquitectura Alemã, realizada em Lisboa de 8 a 23 de Novembro de 1941 no Salão das Belas Artes, sob orientação e com a presença de Albert Speer, do Presidente da República Portuguesa Óscar Carmona e de vários arquitetos portugueses, entre os quais Raul Lino, o qual foi o interprete do evento.

Tem junto o folheto da exposição: 

NOVA ARQUITECTURA ALEMÃ. Exposição em Lisboa de 8 a 23 de Novembro de 1941 no Salão das Belas Artes.
De 22,5x16 cm. com 8 fólios inumerados. Brochado.

A obra mostra a estética monumental da arquitectura do Partido Nacional-Socialista – com grandes parques, alamedas, estádios, edifícios institucionais – e outros espaços que simbolizam o poder numa dimensão neoclássica, intemporal, e absoluta.

O texto que precede a selecção de fotogravuras, nas primeiras 21 páginas, foi escrito por Rudolf Wolters, e passa em revista as grandes tendências da arquitectura do século XIX e XX, descrevendo o carácter e essência peculiares à arquitetura nazista.

Em 8 de Novembro de 1941, inaugurou-se em Lisboa a notável exposição Nova Arquitectura Alemã organizada pelo Inspector Geral de obras da capital do Reich, Arquit. Albert Speer, em colaboração com o Grémio Luso-Alemão e com a representação lisboeta da RDV. Presentes o Presidente da República, General Carmona, e o ministro das Obras Públicas, Eng.º Duarte Pacheco (o Presidente do Conselho, Prof. Salazar, visitou-a mais tarde). Depois dos cumprimentos ao Presidente apresentados pelo ministro da Alemanha, Von Hoyningen-Huene, e pelo presidente da Sociedade das Belas Artes, Eugénio Correia, o Chefe do Estado visitou a exposição na companhia de Speer e dos organizadores e pediu explicações pormenorizadas sobre as obras dos arquitectos Troost, Speer e Kreis. Uma hora depois e apesar da chuva intensa que caía nesse dia, uma multidão aguardava em frente da Sociedade das Belas Artes para assistir à partida do General Carmona. No dia seguinte, ao saírem em grandes títulos na imprensa portuguesa as notícias da exposição, doze mil interessados foram visitá-la, apesar da chuva persistente e da enchente de visitantes, que obrigou a polícia a encerrá-la temporariamente. Nos catorze dias que a exposição esteve aberta ao público, mais de cem mil visitantes ali acorreram, o que fez dela a maior até então exibida em Portugal. Dado o grande interesse demonstrado e a rapidez com que os milhares de prospectos se esgotaram, foi publicada uma obra bilingue de grande formato profusamente ilustrada que reproduzia em papel de boa qualidade as obras principais.” [Reinhard Schwarz, Os Alemães em Portugal, 1933 – 1945. A Colónia Alemã através das suas instituições, Antília Editora, Porto, 2006]


Temáticas

Referência: 1806JR017
Local: M-12-A-8


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters